O cinema em Pacaembu

O cinema em Pacaembu surgiu na década de 60 e inicio dos anos 70 e era o único cinema da Cidade e provavelmente quem trouxe foram os japoneses. Eu disse era e até hoje foi o unico cinema que teve naquela Cidade. Com exceção do Clube Kaikan, da colônia japonesa, que até chegou a exibir sessões de filmes de japoneses mas, o cinema era aquele que ficava ali na Avenida Vereador José Gomes Duda, bem no Centro da Cidade. Certa vez de volta a minha Cidade percebi que ali não tinha mais cinema, agora era uma loja de eletrodomésticos. Olha só o valor cultural, perde um cinema e abre uma loja. Bem, olhando uma foto antiga daquele local é possível lembrar como era o cinema antigamente. Aquele prédio antigo, ali na avenida, até hoje mantém as características do que foi o cinema. O cinema ainda era uma novidade para a época e só perdia para os clubes e os bailinhos de sábado a noite. A televisão chegando e devagar estava tomando as tardes e noites de domingo e muitos nem saiam para irem ao cinema, salvo lá se estivesse sendo exibido algum filme de atores famosos como Elvis Presley, Roberto Carlos, John Wayne, Charlton Heston, James Bond, e outros famosos na época. E quando os filmes eram bons, clássicos naquela época, filas se formavam para comprar os seus ingressos e as sessões quase sempre lotadas. Principalmente quando os filmes eram bíblicos. Eu na minha lembrança ainda vejo aquelas fileiras de cadeiras todas lotadas. E naquelas paredes estavam expostos os cartazes dos filmes que seriam exibidos durante a semana. Em um destes cartazes estava a sessão do domingo a noite. E a elite da cidade também ia ao cinema. Eles estavam presentes. Muitos tinham a preferência para os filmes de dramas e românticos como "Doutor Jivago", "O Vento Levou", "Love Story", "Romeu e Julieta", ou os clássicos do bang-bang como "O Dólar Furado", "Django ", "Bonanza ", "Billy the Kid", "Chaparral " e outros. Por um momento poderemos voltar em 1972. O cinema estava lotado e o filme era "Krakatoa o Inferno de Java". Enquanto aguardamos o filme iniciar ouvimos aquela musica que marcou esta época! "Theme from a summer place (Percy Faith version)". O "Canal 100" , com o futebol, e os trailers de filmes. O cinema não tinha pipoca com azeite trufado. Nem a projeção em tecnologia 3D.

Nem som desenvolvido por George Lucas, mas, mesmo assim, era um cinema querido pelos pacaembuenses. Porém, fecharam as portas. As cortinas fecharam. O “Cine Pedutti” fechou. Virou uma loja. A cidade perdeu. A cultura perdeu. Perdeu seu único cinema. Ninguém resgatou sua memória. Enquanto isso a televisão cresceu. Foi ganhando espaços e prendendo as pessoas em suas casas. Invadiu lares impondo o que era moderno. E o "fantástico" mundo da vida continua sendo exibido todos os domingos há mais de quarenta anos nas sessões dás vinte horas...

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 31/08/2023
Reeditado em 31/08/2023
Código do texto: T7874984
Classificação de conteúdo: seguro