MAIS UM AGOSTO ESTÁ INDO “EMBORA” ... 15h16min.

Uma das meninas me “cobrou” se não iríamos escrever algumas palavras sobre sua mãe, - Helle- Nice - até já escrevi algumas vezes, mas, talvez, por ser um aniversário especial, pois ontem completou 82 anos...

Para falar bem a verdade, embora tenha nascido em 29 de agosto seu pai a registrou como se tivesse nascido em 7 de setembro, e, via de regra a comemoração é nesta data.

Seu pai era militar, moravam em Niterói, quando foi transferido para prestar serviço em Curitiba, - 1957 – acompanhou os pais, dois irmãos e uma irmã. Aí houve um senão, estava quase concluindo a 4ª. Série do antigo ginásio, e por uma série de motivo não deu continuidade aos estudos, optando por trabalhar, - era a irmã mais velha – para ajudar nas despesas da família...

A conhecemos numa Instituição Espírita, - Centro Espírita Francisco de Assis – e o namora somente começou realmente quando acabamos de prestar serviço militar, - Polícia do Exército – na cidade do Rio de Janeiro. Com o endereço em mãos, algumas vezes chegamos a visitar seus avós na cidade de Niterói.

Em março de 1960, concluímos o serviço militar, em agosto de 1.961, noivamos, * e já em 17 de março estamos casando, jovens ainda, eu e ela completaríamos 20 anos naquele ano.

Vanice, nossa primeira filha, nasceu em dezembro, 1962, o menino, Saulo Estevão, em 64, - quis o destino que vivesse um dia tão somente após nascer – Mary, em 67, e a última filha nossa nasceu em 70, Nice...

O nosso começo foram anos difíceis, pois na época éramos bancários, ganhando em torno de um salário mínimo e meio, quando finalmente uma “porta se abriu”, fomos demitidos do banco, dezembro de 1966 – e, em 1968, enveredemos nas lidas do comércio, - propaganda médica e vendas – quando finalmente, - 1972 – ficamos na condição sócios de uma pequena empresa, cujos nossos ganhos subiram substancialmente em torno de dez salários mínimos.

Em 1984, o sócio majoritário, se aposentou, fizemos um acerto de estoque, e daí para frente teríamos que tocar “sozinhos”, foram anos difíceis de muitas instabilidades econômica, mas fomos a tudo superando, e a esposa muito nos ajudou para isto, muitas ela própria fazia entrega de um pequeno pedido, ou fazer uma cobrança, e, pasme, usava o transporte público...

Hoje, ambos aposentados, cujo o salário não é muito em torno de quatro salários mínimo e meio, morando em casa própria, levamos a vida sem “apertos” financeiros, pois não se pode gastar mais do se ganha, esta é a receita para micro e macro economia.

É evidente que na vida, nem tudo não são “flores” há “espinhos”, desde algum tempo, a esposa está com severas limitações de caminhar, muito embora fizesse permanente reposição de cálcio, acompanhado por médicos do Hospital das Clínicas... Fazer o quê? Na vida em si, há problemas solucionáveis e outros tão somente contornáveis. Agora é tão somente esperar para sábado, quando a família reunida, dará a ela os parabéns pelos 82 anos, que a conserve entre nós... temos; quatro netos e três bisnetos. 16h04min.

Curitiba, 31 de agosto de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Por uma estranha coincidência, a data do noivado e do casamente, é mesma de nossos país, isto foi dito pela nossa saudosa avó ...

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 31/08/2023
Reeditado em 31/08/2023
Código do texto: T7874909
Classificação de conteúdo: seguro