Dinâmica do papel amassado e TODAS as leituras possíveis.

Sentada recebo o papel. Escuto a voz que estabelece um comando já conhecido por mim. Amasso a folha, sem muita agressividade, e até indiferente. Na minha perspectiva quem me deu a folha e me pediu para amassá-la é muito mais responsável que eu pelos danos e amassados infringidos ao papel. Como a vida, essa é uma dinâmica perigosa. Ao me ferir eu não posso só acusar o outro e esse nunca será um exercício fácil. Não falo de culpa. Culpar-se é como chilique de criança filho de pobre, no fim só rende umas boas palmadas. Falo de assumir sua parte, inclusive no que deixou que fizessem a vc, pq tudo acontece a partir da sua concessão. E então eu entendo sua fala inspirada nisso, vc assume sua parte em tudo e me manda assumir a minha. Acho justo. O grande problema é te ver despedaçado e não poder fazer absolutamente nada sobre isso. Então na minha inutilidade em sua presença eu vou entendendo que não se pode fazer nada por quem já foi, a não ser desejar o bem de longe, desejar sorte, desejar o que tem de melhor nesse mundo.

Saio desse devaneio e volto p conversa atual. Escuto ao longe a voz que diz sobre o papel amassado não mais retornar ao seu estado inicial...

Eu desamasso o papel, pego minha lapiseira amarela, eu gosto muito dela e ela segue comigo....No papel escrevo:

MUITAS VEZES NA VIDA EU FUI ESSE PAPEL. POSSO DIZER, NO ENTANTO QUE EU NÃO JOGO EM NINGUÉM A CULPA DOS MEUS AMASSADOS E FERIDAS.

EU POSSO NÃO SER O MELHOR DO POTENCIAL QUE TENHO, MAS EU APRENDI QUE SEMPRE SÓ VAI ME RESTAR SEGUIR, COMO SE EU FOSSE O PERSONAGEM PRINCIPAL DO FILME "O PIANISTA"

EU SIGO CAMINHANDO EM MEIO AS RUÍNAS PORQUE NA MAIOR PARTE DO TEMPO EU SÓ TENHO ESSA OPÇÃO.

(Texto antigo de janeiro de 2022)

Suze Rodrigues
Enviado por Suze Rodrigues em 31/08/2023
Reeditado em 31/08/2023
Código do texto: T7874878
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.