Um pouco mais sobre a inveja

Eu recebi um comentário sobre uma crônica minha acerca da inveja, onde o leitor afirma que ela, a inveja, é necessária para o crescimento e o desenvolvimento do ser humano. Cita o amigo que o nosso mundo é feito de contrastes como branco e preto, magro e gordo, bonito e feio, assim por diante. Isso é uma realidade.

É uma realidade, no entanto, que as feras se devoram umas às outras, vivas. Isso é inadmissível entre seres humanos, somos seres educados e conscientes, jamais poderíamos nos entregar a estas praticas. Desta forma, acredito que as nossas virtudes devem ser estimuladas, os nossos defeitos trabalhados.

Temos em nós todos os sentimentos, e de certa forma eles nos auxiliam no nosso crescimento, mas quando estão dentro de um padrão positivo, que auxilie o ser humano como um todo no seu desenvolvimento. Quando um sentimento de alguém atrapalha o crescimento de outro alguém precisa ser transmutado com urgência.

As regras nos dias de hoje são demasiadamente elásticas e o respeito e o cuidado para com o próximo está sendo muito pouco observado. A inveja até certo ponto pode ter o seu fator de positividade, mas se torna negativa, quando atrapalha aquele que a alimenta e a vítima de sua ação maléfica no orbe, por isso cuidado com ela.