Segunda-feira! Dia nacional do recomeço. O calendário gregoriano trouxe o "Dia do Senhor", como o primeiro. Aleluia! Os cristãos agradecem. Mas em total dissonância com os "dias úteis" que ao "pé da letra" tornariam inúteis os fins de semana. Além de, por pura incoerência gramatical, o dia do começo ser parte do fim. Mas isto não vem ao caso, pois, quer queira, quer não, a semana começou.

 

A ciência comprova que é possível superar a passagem implacável dos anos, mantendo o cérebro ativo, produzindo novos estímulos e, consequentemente, renovando as células, então: vou praticar ciclismo.

 

E como planejar é meu hobby, foi simples: estudei sobre bikes, li todo o conteúdo disposto em redes abertas e de domínio público e, finalmente, comprei a bike para iniciantes. Li o manual completo, fiz seguro, preparei a roupa exclusiva, mas me esqueci de um detalhe (quase imperceptível aos olhos sonhadores): a teoria é bem diferente da prática!

 

Poderia começar com 5 km, mas minha reputação esportiva estaria prestes a ser reclassificada, logo, vou fazer 20 km.

 

"É incrível a força das coisas quando precisam acontecer."

 

- No terceiro km já pode pedir música no "fantástico"?

 

Se não. Pouco importa, decidi apreciar a paisagem. O que a bicicleta, de certa forma, impede... (Racionalizei meu limite e o transformei em justificativa). Desci e fui empurrando...

 

No retorno, um poste adiante, e nele afixado um cartaz que dizia:

 

"Trago de volta o seu ex. Acorrentado, rastejando ou apaixonado. Recupero dinheiro perdido, amor bandido e carro roubado. Trago de volta a autoestima, devolvo trabalho feito e faço trabalho cruzado para o corpo dos sonhos, sem dieta, sem atividade física e com resultado garantido (tipo Maíra Cardi do terreiro)."

Para entrar em contato digite o número abaixo e mantenha total sigilo, para não provocar a fúria dos espíritos.

 

Parece que o diabo sabe pra quem aparece...

 

- Alô...

- É a Maíra Cardi do terreiro?

- Sim, flor de Jasmim. Às ordens. O que você gostaria de ter de volta? Um amor, seu passado, o corpo juvenil ou a autoestima?

 

Pensei que era brincadeira. Em pleno século XXI alguém ofertar serviços como esses e com essa "cara de tacho". É, deve ter quem compre.

 

- Bem, Dona Maíra. O meu problema é de amor. Não consigo mais viver sem ele.

 

- Não se preocupe, flor. Podemos marcar uma sessão para prepararmos o retorno dele. Garanto que ele voltará com o "rabo entre as pernas". 

 

- Mas dona, a senhora garante que ele vai voltar? Posso confiar?

 

- Garanto, minha querida. No terreiro ninguém nunca saiu insatisfeito. É satisfação garantida ou seu dinheiro de volta. 

 

- Mas paga, Dona?

 

- Depende muito das "entidades". São elas que enviam as solicitações de recompensa que chamamos de prenda. Não é pagamento. É oferenda.

 

- Mas Dona Maíra, garante mesmo, não é? Não posso arriscar, ainda mais com oferenda.

 

- Não posso jurar porque só pra Deus faço isso, mas você vai conhecer o poder de Maíra. Onde ele mora, amor?

 

- Lá no Recanto da Esperança.

 

- Pega o endereço dele direitinho e passa aqui amanhã as nove. Fico nos fundos da rua da represa Imec, aqui no Rastel. Conhece estas bandas? Vem sozinha pra não levantar suspeita. Discrição faz bem e "conserva os dentes". Se puder trazer fotos, endereços de redes sociais... Ajuda!

 

- Serve foto antiga?

 

- Por que? Você não tem imagens recentes? Não conseguiria tirar alguma, ainda que de longe?

 

- Não. Ele mora numa casa muito profunda. Acabamento de cimento... Morreu faz 8 anos...

 

- Que? Que picaretagem é essa? Que ousadia ligar para o meu serviço, que realizo honestamente, pra fazer "hora com a minha cara"? Você vai se ver. O universo te dará o que merece. Tarda, mas não falha.

 

- Mas, moça. O que houve? Não disse que o traria de volta. Moça, calma, quem devia ficar nervosa sou eu, por propaganda enganosa. Poderia ligar na polícia e dizer que...

 

- Sua ovelha desgarrada do centro do universo, aroeira intratável... Sai de mim, mucama do diabo... Saravá! Tum. Tum. Tum...

 

Liguei de novo, de novo, de novo... E nada.

 

Peguei a bicicleta e voltei a pedalar pela lagoa. Vai que disfarço a fúria do universo?

 

Mucama do diabo é duro, mas aroeira intratável é uma ofensa! Logo eu, a flor do Jasmim...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 30/08/2023
Reeditado em 30/08/2023
Código do texto: T7873897
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.