A religião por aqui chegou

De início, ao que tudo indica, até 1500, no Brasil só existia as várias comunidades indígenas. Com seus costumes, tradições, modos de vida, cultura e crenças. Para alguns estudiosos os indígenas brasileiros ainda não tinham nenhuma religião que falassem e pregassem as doutrinas de um Deus. Eles eram politeístas e acreditavam nas forças da natureza como a chuva, trovão, raios, tempestades, na divindade de animais, de plantas e do próprio homem interagindo com todos os elementos inclusive com a água, o fogo, as florestas e árvores. Para muitos destes elementos era atribuído um Deus assim como a "Mãe Natureza", o "Deus Trovão", e os poderes dos raios, ventos, chuva e fogo. No entanto, essa harmonia perfeita do homem com a natureza foi quebrada a partir da chegada da primeira caravela. E com ela abriu-se um caminho para que outras mais viessem colonizar a nova terra descoberta. Acredita-se que no Brasil, o catolicismo foi trazido na época da sua colonização pelos primeiros colonizadores por volta de 1549 através da Companhia de Jesus, que tinham como "missão" ensinar e catequizar os indígenas nos moldes e nos preceitos da religião romana e nos costumes e tradições de vida do povo europeu iniciando com os colonizadores portugueses e espanhóis que por aqui já haviam passados em 1492 com Cristovão Colombo. Posteriormente, os franciscanos e outras ordens religiosas se instalaram no Brasil.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 28/08/2023
Reeditado em 28/08/2023
Código do texto: T7872190
Classificação de conteúdo: seguro