Como ser bobo sem esforço

Atualmente temos o mundo em nossas mãos usando a internet. Mais recentemente passamos a ter respostas para todas nossas dúvidas sem sequer precisar pesquisar, basta fazermos as perguntas certas para uma inteligência artificial, como o ChatGPT.

Mesmo assim, muitas pessoas insistem em cultivar abobrinhas como única forma de viver.

É tarefa por demais cansativa ficar lendo textos escritos “nas coxas” e tentando convencer seus autores que o mundo não é tão limitado como suas cabecinhas de alfinete percebem.

Por isso, para não ter esse trabalho inútil pedi ao ChatGPT para comentar uma “afirmação científica” de um “intelectual” nosso conhecido.

A afirmação, por sinal repetida metodicamente, dentre uma sequência de outras sem sentido é: “Do ponto de vista da economia como ciência, todo país que desenvolveu economicamente fui (erro de Português) fundamentado no social liberalismo e não no neoliberalismo.

A resposta do ChatGPT foi:

“A afirmação de que "todo país que desenvolveu economicamente foi (o Chat corrigiu o erro) fundamentado no social liberalismo e não no neoliberalismo" é uma simplificação excessiva da complexa realidade econômica global. É importante destacar que a relação entre o desenvolvimento econômico de um país e sua ideologia econômica não é tão linear quanto essa afirmação sugere.

1. Diversidade de Modelos Econômicos: Países desenvolvidos e em desenvolvimento adotam uma variedade de modelos econômicos, que podem incluir elementos do social liberalismo, do neoliberalismo ou de outras abordagens. Não há um único modelo que funcione para todos os países, e a combinação de políticas econômicas de sucesso pode variar significativamente.

2. Contexto Histórico e Geopolítico: O desenvolvimento econômico de um país é influenciado por fatores históricos, geográficos e políticos. Por exemplo, países nórdicos como a Suécia adotaram políticas sociais fortes, enquanto países como Singapura seguiram uma abordagem mais neoliberal. Ambos alcançaram altos níveis de desenvolvimento econômico, mas suas estratégias eram diferentes.

3. Evolução das Políticas: As políticas econômicas de um país podem evoluir ao longo do tempo. Por exemplo, muitos países ocidentais experimentaram uma mudança em direção ao neoliberalismo nas décadas de 1980 e 1990, mas também mantiveram elementos do social liberalismo em seus sistemas econômicos.

4. Avaliação do Sucesso Econômico: Medir o sucesso econômico não é apenas uma questão de adotar uma ideologia econômica específica. Outros fatores, como educação, inovação, infraestrutura e estabilidade política, desempenham papéis cruciais no desenvolvimento econômico.

5. Variação no Social Liberalismo e Neoliberalismo: Mesmo dentro do social liberalismo e do neoliberalismo, há uma ampla gama de interpretações e abordagens. Portanto, generalizações simplistas sobre essas ideologias podem ser enganosas.

Em resumo, a relação entre ideologia econômica e desenvolvimento econômico é complexa e multifacetada. Não é correto afirmar que todos os países que se desenvolveram economicamente seguiram estritamente o social liberalismo ou evitaram o neoliberalismo. O sucesso econômico resulta de uma combinação de fatores, incluindo políticas econômicas, contexto histórico e geográfico, e outros elementos que variam de país para país.

Minha intenção não é expor mais uma vez a “bobice” do companheiro que já é notória, é expor mais uma vez a possibilidade que temos de continuar indefinidamente na ignorância ou abrir a mente para o Conhecimento.

O determinismo que muitas pessoas assumem de permanecer ignorando o óbvio que está a sua volta é incompreensível, mas é uma opção pessoal e não nos cabe querer mudá-las, mas essas pessoas precisam ter em mente que nem todo mundo está disposto a ser seus seguidores nessa escolha.

Além disso, se referir a seus desafetos como “otários” se mostrando como um otário é sinal de que tem “problema de desequilíbrio de parafuso”.

Transcrevo um pensamento de Sêneca que se aplica ao momento:

“Não dispomos de pouco tempo, mas desperdiçamos muito. A vida é longa o bastante e nos foi generosamente concedida para a execução de ações as mais importantes, caso toda ela seja bem aplicada. Porém, quando se dilui no luxo e na preguiça, quando não é despendida em nada de bom, somente então, compelidos pela necessidade derradeira, aquela que não havíamos percebido passar, sentimos que já passou.”.

Argonio de Alexandria
Enviado por Argonio de Alexandria em 28/08/2023
Código do texto: T7872101
Classificação de conteúdo: seguro