ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

Tenho observado nossos jovens de hoje, em certos momentos e em determinadas situações penso que eles são “sem noção”, como dizem muitos jovens hoje.

Gosto de observar, e vejo jovens fingindo de morto quando um idoso entra na condução. Vejo jovens dentro da própria casa fugindo de apenas ajudar um pai ou a mãe a trocar um objeto de lugar ou mesmo um idoso a se levantar, mesmo sendo alguém próximo.

Parecem estar em estado letárgico ou como outros preferirem, “sem noção”. Eles não sabem mais o que é dizer bom dia ou boa noite, não sabem prestar atenção ao que lhes é falado e, ao serem contrariados parecem transformar-se em ogros irracionais. Já vi alguns até partindo para a ignorância para cima dos próprios pais.

Quando levantam e grande parte deles acham um absurdo perder tempo indo a escola e outros não querem e nem sabem o que é trabalho, alguns porque alguns pais de hoje, acham que vão ser eternos e que os poderão sustentar para sempre. Outros incentivam os filhos a se tornarem funcionários públicos para terem emprego garantido, imaginem que tudo de funcionários teremos nos próximos anos.

Em grande parte o erro foi na criação, pois estas últimas gerações acharam que apenas dando o suficiente para a sobrevivência e dando-lhes o que lhe pedissem não teriam problema com seus filhos. O importante era que não chorassem ou esperneassem ou aporrinhassem, resumindo, não enchessem o saco.

Esqueceram que existe um pequeno empecilho na vida de todos nós e este se chama futuro.

Existe uma geração que está envelhecendo e que não se preparou para este tal de futuro, boa parte desta geração está endividada por que não lhes mostraram que nada dura para sempre, que nada é eterno no que tange a humanidade.

Empregos não são para sempre, pais, avós, irmãos, tios, não são para sempre, tudo passa e como diria um filósofo de origem desconhecida, tudo passa, até uva passa. Ademais este mesmo filósofo dizia também que tudo na vida é passageiro, menos o motorista ou o piloto ou o timoneiro. Fora isso, tudo é passageiro, vai passar.

A dor passa, com ou sem remédio, a dívida é paga ou vai para o SPC e SERASA, mas o que quero dizer é que tudo passa.

Alguns de nós somos culpados por esta geração “sem noção”, alguns de nós estão sofrendo por causa daqueles que criaram esta geração “sem noção” porque alguns deles agora entraram em nossa família.

Eles têm uma total falta de amor, empatia, sinceridade, companheirismo e muitos deles faltam com a verdade como se fosse a coisa mais natural do mundo.

Mentem para os outros e pior ainda, para si mesmos! A geração que nasceu nos anos 50, 60 e parte dos 70, lembra bem do que chamavam de juventude transviada. Aqueles são fichinha perto dos de hoje, esta é a realidade.

Eles passam horas manuseando um aparelho que chamam de smartphone, brincam, conversam, riem, dormem com eles ligados, vão para o banheiro com eles e alguns até tomam banho com ele ligado e não é só para ouvir música.

Estes jovens vão a faculdades que em alguns casos não tem aula presencial, aprendem dependendo somente de suas vontades. Não existe cobrança ou exigência para eles.

Hoje temos médicos que atendem online, isso é bom, o paciente não precisa sair de casa, pegar condução e desgastar-se, mas como os médicos de hoje nem olham para as pessoas quando vão em seus consultórios, isso é moleza para eles. Não precisam apalpar, tocar, mexer os membros, escutar isso ou aquilo, a pressão tem máquinas que tiram na hora, a glicose no sangue também, para que tocar nas pessoas, que coisa ultrapassada.

Mas, conforme o título de um filme com Rock Hudson, Elizabeth Taylor e James Dean, “ Assim caminha a humanidade” pergunto, para onde?

Ou como diria outro titulo de outro grande filme com Robert Taylor e Peter Ustnov, Quo Vadis? ou em tradução mais livre seria para onde vais?

Realmente, para onde vão estes jovens de hoje, onde aparecer em uma tela pela internet é mais importante do que distinguir o real significado do que é um pai, uma mãe, um avô.

Como já disse antes, existe pela frente algo que chamamos de futuro e diante dele temos que perguntar, para onde vais?

Para onde caminha a humanidade?

São perguntas que os políticos não podem responder, pois estão preocupados não com o povo, saneamento básico ou mitigação da fome. Os atuais governantes também não podem responder, estão preocupados em se manter no poder para as próximas eleições. Os professores não podem responder, grande parte deles está preocupada em cumprir seu horário e, infelizmente, muitos deles preocupados em voltar vivos para casa, dado ao total desprezo e falta de respeito de seus alunos.

Os padres não podem responder, estão preocupados em sermões que são contra ou a favor de governantes ou apenas preocupados em arrecadar algo para os necessitados, louvável, mas não é só isso que se espera da igreja.

Os pastores, bem estes ultimamente estão tão engajados em politica e em aumentar sua arrecadação para comprar mansões, fazendas, aviões do que com aquilo para o qual foram chamados, falar do amor de Jesus Cristo e segui-lo, amando ao próximo como a si mesmos, mas nem isso eles conseguem.

O que fazer então? Quo Vadis? Fica a pergunta, a reflexão.