V I V E R   A   S U A   

V I D A

    

1643198.png1643199.png

                                                        
 

 

  • Alain Delon, o ator francês mais famoso e carismático na Europa, nas décadas 70, 80 e 90 do século passado, do signo de Escorpião, tem todas as virtudes e defeitos afins a esse signo. Por sua vontade, não quer, de todo, dar trabalho nem preocupações às pessoas que o amam.
  • Delon já teve 2 AVC´s e quase a perfazer 88 anos, bastante doente, recusa passivamente esperar pela morte. Vive há alguns anos na Suíça, país onde a morte medicamente assistida é legal, e com a concordância dos filhos, seus parentes mais próximos, já tratou de todos os aspetos burocráticos para que, quando chegar a hora, tenha uma morte em paz e sem sofrimento.
  • Entendo que numa época em que a medicina fez bastantes progressos,  as pessoas vivem mais tempo, mas à custa de grande sofrimento. Tive essa experiência com quatro familiares chegados, de idade avançada, que morreram todos em hospitais, no meio de grande penar físico e psicológico, apesar da dita evolução química (o sofrimento é sempre minorado com medicamentos que não curam, apenas adiam o fim).
  • Vejo pessoas idosas a degradar-se gradualmente no decorrer do tempo e é penoso como cada dia que passa produz mais sofrimento, doloroso para o próprio e para quem o acompanha diretamente, isto quando ainda se está consciente, pois no fim da linha, o estado de confusão é tal que se limitam a vegetar até que a morte chegue.
  • Mas não há regra sem exceção, também sei de casos onde o final foi pacífico, morreram durante o sono, sem qualquer resquício de sofrimento.
  • Respeito o pensar de cada um, não pretendo influir no pensamento alheio, apenas suscitar a reflexão e o comentário dos colegas escritores/ poetas sobre este assunto.
  • De qualquer modo, a vontade do paciente DEVE SER SEMPRE RESPEITADA e nunca influenciada por outros interesses.
  • Em Portugal assiste-se a uma prolongada discussão sobre a morte medicamente assistida, o confronto de ideias está equilibrado mas será o factor político aliado às pressões da Igreja Católica, que poderá fazer pender o fiel da balança para um dos lados.

 

 

Ferreira Estêvão
Enviado por Ferreira Estêvão em 24/08/2023
Reeditado em 24/08/2023
Código do texto: T7869066
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.