Sabatina Errada

NADA tenho contra crianças superdotadas, os chamados pequenos gênios, até admiro-os, mas sou contra utilizá-los em programas para obter aumento de audiência. Digo isso porque retira delas um pouco de sua inocência afastando-ad das crianças comuns. Não concordo que se exponha e explore a genialidade dessas crianças para auferir audiência.

Dia desses num desses programas, um apresentador explorando um desses pequenos gênios, começou a fazer uma sabatina com números como se fazia erradamente antigamente. Perguntou ao menino: quanto é 7 x 8? O menino respondeu 72. Ele insistiu, mais 256, o menino respondeu 328, ele foi em frente: vezes vinte, o menino respondeu: 6.560, ele então perguntou, menos dez, o menino afirmou que era 6.550. Dessa forma o resultado está certo, mas é um incentivo ao ensino errado da matemática. Explico se as perguntas fossem feitas usando uma expressão numérica: 9 x 8 mais 256 vezes vinte e menos dez, o resultado seria 5. 182.

Penso que se deve estimular a forma correta de fazer cálculos, de acordo com as normas da matemática, evitando essas sabatinas que apenas expõem as cruanças como se elas participassem de um circo.

No mais, criança deve curtir os folguedos próprios da idade. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/08/2023
Código do texto: T7868335
Classificação de conteúdo: seguro