Golpes e golpes
A história do Brasil é repleta de páginas que contam várias tentativas, fracassadas ou não, de golpes de Estado. Desde a instalação da República, em 1889, que nada mais foi do que um golpe da aristocracia rural e dos militares, insatisfeitos com os rumos do Império, até o dia 8 de janeiro de 2023, o país sofreu uma série de orquestrações de golpes de Estado.
A decisão do STJ, nesta semana, de arquivar os processos contra a ex-presidente Dilma Rousseff, ratificam o que todos sabiam: em 2016 tivemos um golpe de Estado do vice-presidente Michel Temer aliado com o Congresso Nacional e membros do Judiciário. Derrubaram a senhora Dilma sem que houvesse crime que justificasse seu impedimento. Os rumos desastrosos, principalmente na área econômica, de seu governo não são motivos para impedimento previstos na Constituição.
A mesma turma (FIESP, agronegócio, transportadoras, sistema financeiro e militares), aliada à extrema-direita financiou e intentou contra a Nação novamente nas últimas eleições, em um processo que culminou no fatídico 8 de janeiro, onde uma quadrilha invadiu a Capital Federal e depredou patrimônio público. A sorte da nação, desta vez, é que o plano foi dirigido pelo incompetente ex-despresidente.