Comunista, uma espécie em extinção

Tu já tentou achar um comunista pra tagarelar um pouco ? É difícil não é ? E se encontar como ele é em pleno 2023? Hoje já não se acha mais comunistas como antigamente, são uma espécie rara. Mas é possível acha-los na feira de Maria Ortiz, um bairro de Vitória no ES, se tu for lá num sábado por volta das 10 horas da manhã talvez os encontre vendendo jornal. É um jornalzinho bastante interessante que eles vendem pra chamar atenção do proletário contra o capitalismo. São bastante fogosos em sua crença, se tu falar com eles é capaz que te convençam que a revolução comunista é possível e que todos nós devemos nos preparar pra quando ela chegar. Engraçado né ? Hoje vivemos numa sociedade obcecada pelo consumismo e status social, um mundo de vencedores e fracassados. E mesmo se o trabalhador queira participar dessa revolução, onde ele arrumará tempo quando ele tem que levantar as 4 e 30 da manhã e pegar um busão pra chegar no trabalho onde ele trabalhará talvez mais de 8 horas em condições deploráveis e chegará em casa muito cansado pra ler qualquer coisa : só vai ligar a tv pra assistir o jogo do flamengo. Como mobilizar ele então é a grande tarefa dos comunistas, mas parece que é uma tarefa muito grande pra um grupo tão pequeno, contra ele trabalham as grandes forças do mercado financeiro. Onde eles encontram esperança na revolução? Acho que esperam que o capitalismo vai se autodestruir como dizia Karl Marx, aí com suficiente membros eles ajudariam a reconstruir a sociedade.

Então eu tenho uma péssima notícia para entregá-los, é muito mais fácil que que o mundo se torne inabitável antes de o capitalismo acabar. Quase todos os ambientalistas concordam que estamos matando o planeta continuamente, é provável que já tenha assistido um documentário de Leonardo de Caprio falando das consequências do nosso consumo desenfreado. Mas se ela acontecer, a revolução, espero de tenha sucesso que os comunistas de hoje sejam mais espertos e não façam como a União Soviética, Coréia do Norte, Vietnã ... Pois a história tá aí para aprendemos com ela e não repetir os mesmos erros, mas já que o ser humano é incrivelmente burro ele dificilmente fará isso.

Tá bom, a sociedade atual é uma porcaria e todos reclamam sem cessar dela, mas achar que todos vão concordar numa nova é ser sonhador. Então chegamos na resposta que o comunista de hoje é ainda mais esperançoso, pois atualmente uma revolução parece muito mais distante do que digamos umas 6 décadas atrás. Ele tem esperança que todos nós seremos menos egoístas, mais voluntários e companheiros e que seremos todos capazes de nos entendermos. Pois bem todos que entendem um pouco de psicologia sabe que isso é um erro, uma fala de Nietzsche. Assim minha resposta para esses comunistas de goiabeiras é que eles enganam a si mesmas, provavelmente seria insuportável uma inspeção dos reais motivos deles acreditarem numa revolução e assim seu mecanismo de defesa agiria para impedir tal descoberta. Enfim ser comunista hoje nada mais é do que um modo de explicar uma realidade torturante de maneira lógica e esperançosa.

Eder Dias
Enviado por Eder Dias em 22/08/2023
Código do texto: T7867850
Classificação de conteúdo: seguro