Sonho Impossível

PENSO que há momentos que todos achamos que é impossível ser feliz. Às vezes me pego com esse sentimento, mas quando ouço a canção “Sonho Impossível” na voz da Rainha Maria Bethânia, sempre retempero as forças e acho que é possível, sim, ser feliz e encontrar a flor no inacessível chão como diz a música.

Mas o que é a felicidade? Será que é acertar na Mega-Sena? Será enricar roubando? Será feliz quem vence na vida derrubando o próximo? Será feridade armar tramas no breu das tocas? Será feliz quem se satisfaz vendo a desgraça do semelhante? Ou será a felicidade um sonho impossível?

Reconheço que ser feliz não é nada fácil. Realmente como diz o samba é preciso saúde e sorte. Mas hsá a felicidade de ser útil, verdadeiro, gente. A felicidade de plantar uma árvore (isso num sentido amplo), criar decentemente os filhos, manter a família unida e ser respeitado por ela, ser fraterno e solidário enfim, a felicidade de fazer a travessia com decência e dignidade. Detalhe: para ser feliz não é preciso ser rico, mas ser um verdadeiro cidadão. Ser uma pessoa justa e lutar por uma sociedade ser explorados e nem exploradores. Mais: ser humilde e, como diz o samba, um eterno aprendiz. Sem nenhuma vinculação com a violência. Viver sem medo de ser feliz. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/08/2023
Código do texto: T7867638
Classificação de conteúdo: seguro