CONJECTURAS DE AGOSTO... 10h42min.

Nas questões políticas de nosso país, sempre terá um se...

E, agosto não é diferente, dois fatos se destacaram: dia 24 de 1954, um presidente põe fim a sua vida, Getúlio Dorneles Vargas traumatizando toda a nação brasileira. Foi um estadista que mudou a história de nosso país, em que o positivo superou o negativo. Em 1930, provocado por vários fatores assume o governo, onde ficará por 15 anos, com prós e contras, com destaque as leis trabalhistas, dando mais humanização entre o “capital” e aqueles que ofereciam o seu trabalho; o empregado que permanecesse na mesma empresa durante dez anos, teria direito a uma pequena participação dos lucros da empresa, via de regra o empregador antes do empregado completar 10 anos era mandado embora. Bem mais tarde, no Governo Militar, isto foi ”corrigido”, com o Fundo de Garantia, que daria maior segurança ao trabalhador.

Em 1945 indica seu sucessor, General Henrique Gaspar Dutra, que é eleito, em 1950 volta, desta vez pelo voto popular, que não deixou de ser um reconhecimento do povo pelos seus 15 anos de governo...

Li um livro, - psicografado – que narra que as origens do ódio sem limites de Carlos Lacerda, a Getúlio, - fatos ocorridos em uma existência anterior – ao mesmo tempo afirma que pelo bem que o personagem fez, os sofrimentos pelo gesto de tirar a própria vida, foram amenizados...

Quanto a segunda personagem deste mês, Jânio da Silva Quadros, marcada por um gesto inesperado, com sua renúncia do Dia do Soldado, 25 de agosto, o real motivo nunca foi devidamente explicado, uma “teoria da conspiração”, afirma, que achava que o Congresso não aceitaria e que o povo sairia nas ruas, não aceitando sua renúncia, ledo engano isto não aconteceu. Diante deste impasse, o vice eleito pelo voto popular assumiu, Jango Goulart e deu no que deu, culminando no início do governo militar, que durou 21 anos....

Se, tivesse cumprido o seu mandato integralmente, JK seria reeleito em 1965, e, possivelmente não teria havido governo militar, ao mesmo tempo, se, invés de Jânio, o general Lott tivesse sido eleito, a história de nosso país seria bem outra...

Mas, no final tudo não passam de conjecturas, pois não podemos modificar a história... 11h15min Aos nossos prezados leitores que tem a paciência de nos ler, um bom domingo e um abraço amigo.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/08/2023
Código do texto: T7865984
Classificação de conteúdo: seguro