FALSO ENÓLOGO
De tomador de cerveja, tornei-me também um apreciador de vinho. A sensação é estranha. Às vezes me sinto um “Sapo de Otro Pozo”, um “Cordero com Piel de Lobo” ou até mesmo uma “Mosquita Muerta.”.
Não podemos esquecer que no Brasil temos bons vinhos. No despontar da “Aurora”, tomo um “Pericó” para refrescar o “Miolo”, dando um “Salton” de qualidade.
A bebida dos deuses serve para qualquer “El Incidente”. Quando for visitar a tua “Bienquerida”, leve um “La Linda” ou um “La Flor”. Agora, se der uma de “Malcriado” e for atrás de uma “Periquita”, nada melhor que um “Chac Chac” ou um “Las Pizzaras”. Se estiver a fim mesmo, o ideal é um “Finca” ou mais especificamente o “Finca la Pica”.
Criei um novo círculo de amizade. Atualmente converso com a família “Catena Zapata”, “Luigi Bosca”, “Rutini” e me entendo bem com o “Benjamim” e com o “Joaquim”. Porém, ao me lembrar de algum desafeto, escolho logo um “El Enemigo”, pego um “Piedra Lisa” e atiro nele.
Ultimamente troquei até de santo padroeiro. Hoje rezo para “San Marco”, “San Telmo”, “Santa Helena”, “Santa Carolina” e “Santa Rita”.
Quando vou à “Gran Bodega”, procuro beber com moderação. O ditado: “.... de bêbado não tem dono” é verdadeiro. Então, se não me cuidar fico “Borracho”, correndo o “Risco” de levar um “Picarón” e entrar para o grupo dos “Putos”. Aí, só me resta curtir a ressaca em um “Cassilero del Diablo” e encher a cabeça de “Mil Demônios”.
Enfim, um bom vinho faz bem à alma, especialmente se for “Alma Negra” ou “Almaviva”. Ele te deixa forte como um “Toro”, mais garboso que um “Caballo”, além de o transformar em um nobre tal qual um “Marques de Arienzo”, um “Dom Melchor” ou um “Dom Maximiano”.
Na verdade, não passo de um falso enólogo, talvez um burlesco sommelier, mas com certeza sou um pretenso enófilo. Levo a vida a andar pelo “Val de Flores”, carregando minhas “Las Cruces”, pagando um “Pecado Capital”.
“Bien Amigos”, é isso. A todos vocês, uma taça “Tim-tim”.