O QUE ACONTECERIA SE...

Às vezes olho para o meu passado na tentativa de fazer um diagnóstico dos meus feitos, das realizações, os acertos — Esses, "acertos" foram tão poucos — dos erros, para esses sim, a lista se perde. Enfim, os meus olhos estão voltados para o passado, estou colocando as minhas escolhas na balança da vida buscando entender se o que realizei até o presente momento foi válido ou não. Concordo não ser habitual fazer esse tipo de "análise" de vida, por assim dizer, pelo menos eu penso que não é.

No entanto, vislumbrando o que se passou no filme da minha existência, comecei a ponderar a seguinte questão; o que teria acontecido se...

De todas as minhas realizações até o presente momento, boas ou ruins, talvez em algum universo paralelo encontra-se uma variante deste cronista, na qual fez escolhas bem diferentes em pontos específicos de sua vida, dando-lhe desfechos totalmente inesperados com múltiplas possibilidades. Eu sei... O leitor dirá a meu respeito qualquer coisa como: ( amigo! Você anda assistindo filmes demais, devagar), confesso, ando assistindo sim, eu realmente tenho visto filmes em cujas temáticas trabalha a questão proposta, porém, foi inevitável para mim, de uns dias para cá, não sei se por força das angústias do momento, avaliar e questionar as escolhas que tomei.

Sendo assim.

O que teria acontecido se... Aquele garoto de doze anos continuasse na fazenda Lindóia e não viesse com os avós para São Paulo? Imagino que exista uma versão dele em uma dessas realidades, casado, cheio de filhos, morando em Minas, talvez na cidade mais próxima da fazenda, uma vida simples, os pais ainda na velha casa na Lindóia, e nada desse presente tenha acontecido. As possibilidades para esse ponto são quase infinitas.

O que teria acontecido se... Imagine que esse camarada aqui veio com os avós para São Paulo, no entanto, em determinado ponto de sua história, na qual se aventurou para o seminário e depois saiu. Imagino que em alguma ramificação cósmica esse cronista tenha se formado padre, e esteja em alguma paróquia aqui do interior paulista realizando suas missas alegremente. As possibilidades para esse ponto também são infinitas.

O que teria acontecido se... Em determinado ponto, quando eu então fui desligado da empresa onde trabalhei por quinze anos, continuasse a trabalhar. Possivelmente, em alguma dimensão exista um Tiago ainda trabalhando na companhia Brasileira de Alumínio, já próximo da sua aposentadoria, e quem sabe ele seja um técnico ou mesmo engenheiro. As possibilidades para esse ponto também são infinitas, para todas, aliás.

Pondere a questão amigo leitor, o teria acontecido se...

Agora eu desafio você, caríssimo amigo, que desavisadamente pousou os olhos nessa crônica, faça o mesmo processo, vasculhe a sua vida em diferentes pontos e pondere sempre a questão: O que teria acontecido se... Você tivesse tomado uma decisão diferente naquela época, ou dia, se fosse por aquele caminho da vida ao invés do outro. São muitas as possibilidades com uma infinidade de ramificações a cada decisão diferente. Talvez exista sim, essas realidades paralelas, camadas e mais camadas de vastos mundos a cada pensamento diferente que formamos. Se você for um fã da Marvel como eu, saberá porque estou abordando o assunto. A produção cinematográfica explorou bem o assunto, deixando-nos curiosos com nossas próprias possibilidades.

Tiago Macedo Pena
Enviado por Tiago Macedo Pena em 20/08/2023
Reeditado em 20/08/2023
Código do texto: T7865784
Classificação de conteúdo: seguro