VIAGEM A CASA DO ARTESÃO EM UAUA

O Ônibus particular passava pela cidade de Monte Santo e com parada e saída da Praça Mons. Berenguer às 6h 54, esse Ônibus veio do povoado de Lagoa do Saco, e passando pelos povoados de Engorda e Salgado.

O poeta José de Jesus, embarcou de Ônibus e seguimos em parte pela Ba 220 , até o Riacho Salgado, ainda em Fazenda Coiqui, depois seguia por Estrada de terra. Passava por Alto do Aió, Trapagó, Foveiro e Acaru grande, do Lado Oeste, passávamos pelos Povoados de Muquem, Saco Fundo do município de Monte Santo – Bahia.

No município de Uauá, passavam por Bernabé, Lagoa do João Ferreira e Sítio do Tomás e outras fazendas do município de Uauá, com sua caatinga ficando Cinza, naquele Sábado, 12 de Agosto de 2023, incluindo todos da Equipe, e este poeta que integrou-a, até a Casa do Artesão, onde houve uma Exposição de artesanato e vendas de Camisas pintadas pelo artista plástico e poeta Gildemar Senna de Oliveira residente em Uauá Bahia.

Aconteceram esses encontros e com participações dos Sanfoneiros de 08 Baixos Belmiro Fagundes dos Santos da Tapera de Baixo do Município de Monte Santo Bahia. A Casa do Artesão de frente para o Leste, dentro da cidade de Uauá e nesse dia o Céu estava entre Nuvens e Brancas e em parte falhada.

Essa casa tinha o apoio da Prefeitura Municipal de Uauá e Governos do Estado e Federal, isto é, foi fundada a Casa do Artesão em Fev. de 2023 e atraem às artesãs e escultores de Uauá. Mais agora vamos ouvir as falas de Antonia Lúcia Barbosa “chamamos as líderes Artesãs de Monte Santo”. Então fazemos esta oferta e queremos estarem todos Juntos”, enquanto isto Justino tocava Forró, às 10h 22, e Gildemar Senna de Oliveira, declamava um poema de sua autoria, falando do Umbuzerinho e era oferecido ao poeta José de Jesus esse estava presente ao Evento.

Compareceram José Araújo Campos (Zequinha) e o Sanfoneiro José o (Zezé) e outros Trianguistas, Zabumbeiros e Sanfoneiros, Violonistas para animarem os Encontros por volta dás 10h 35, ainda ouvia o som da Sanfona de 08 Baixos tocada por Justino Ferreiro de Souza, às 10h 40, ao lado da Porta da Casa do Artesão, na Rua Olímpio José Rodrigues em Uauá.

As 10h 57, o Sanfoneiro de Acordeon José de Jesus dos Santos do município de Monte Santo, o Belmiro Fagundes dos Santos, esse tocava bastante às 11h 34, em Casa do Artesão, isso do lado de fora e embaixo de 02 Toldos, viam poucos assistentes vendo ao vivo Belmiro Fagundes dos Santos tocando em seus 08 Baixos. Teve parada de Sanfona, pra Antonia Lúcia Barbosa e Marlene falarem nessa junção artística a Casa do Artesão.

Continuou Belmiro, no toque de Sanfona de 08 Baixos, às 11h 49 Belmiro tocou a Música do Sanfoneiro Pedro Sertanejo, que era da Tromba de Canudos Bahia. mais às 13h 12, tocava o Sanfoneiro José o (Zezé) acompanhado de Violão, durante aquela Tarde de Sábado 12 de Agosto de 2023, formava uma grande animação de Sanfoneiros embaixo dos Toldos e o poeta Gildemar Senna, encontrava presente e admirado pela parte da manhã e Tarde.

O 1º Encontro de Sanfoneiros e o último a tocar foi José de Jesus Santos, todos tocaram várias vezes, encerrando às 16h 35 e pousando para fotos e filmagens.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 19/08/2023
Código do texto: T7865384
Classificação de conteúdo: seguro