D O R A

PARA mim o melhor compositor pernambucano é Capiba. Está sendo lançado no Recife uma biografia dele. Capiba é sinônimo de frevo e carnaval. No entanto compôs também canções maravilhosas e eternas como Recife, cidade Lendária, Olinda. Cidade Eterna, Igarassu, cidade do passado, Cais do Porto, a fora de série Maria Bethânia, a senhora de engenho e várias outras joias musicais. São clássicos da música pernambucana.

Essas canções sai uma marca registrada de Pernambuco. Ainda são muito lembradas. Mas apesar de amar essas músicas, há outra canção que não foi composta por Capiba que me fascina e fico meio frustrado por ela nã o ser do pernambucano, mas de um baiano. Refiro-me à música DORA, de Dorival Caymmi. Quem ouve essa música. Lembra do Recife. É uma melodia simples e uma letra simples, mas é arrebatadora, cativante, linda demais. Fica taco a taco com as canções de Capiba. Quando ouço aquele começo. “Dora, rainha do samba e do maracatu…”, marejo os olhos e quando cantam “Os clarins da banda militar anunciavam…”, aí me arrepio. Ah Dora. William Porto. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/08/2023
Código do texto: T7865182
Classificação de conteúdo: seguro