AVENTURARAM EM SERRA DE SANTA ROSA

Conheceram os lugares que nos trouxe até a Ladeira do Povoado de Santa Rosa, este poeta e cordelista José de Jesus e Antonia Lúcia Barbosa e Nivaldo o Motorista, ambos chegaram de Carro Celta, e às 11h 22, formava aquela Expedição Antonia, e indo a Serra de Santa Rosa, do Alto dessa Serra, que fica ao Leste, por volta dás 12h 2, fizemos um percurso por uma Trilha, com Jandason de Jesus Bispo, como nosso Guia e daí seguia também ao trajeto e via uma bonita paisagem verdejante. E conosco acompanhava Rosa Barbosa Cardoso, a Casa de Farinha sobre a Serra, todos, aventuravam-se e encontravam-se e entravam em interior da Casa de Farinha e lá encontramos Boleote, Roda de Casa de Farinha, Coxo e um Motor Forrageira.

Depois pegávamos outra Trilha e vimos muito verde a Flora, mais a caminhada a pé, todos chegavam às 13h 25, da tarde de Dom. 16 de Julho de 2023, a Caverna da Igreja, que serviu de Abrigo aos fugitivos que moraram ali dentro dessa Caverna no Século XX.

A Roça antes pertenceu a Juscelino de Santana, onde plantava nessa Roça, Feijão e Milho nos anos de 1945 a 1950, e tinha algumas colheitas.

O nosso informante era o José João Cardoso (Bidé) de 27 de Janeiro de 1950, esse acompanhou-nos e ele com 73 anos, ainda Lúcido e do Alto da Serra da Santa Rosa, não pesquisada por pesquisadores e escritores.

O Morador citado por José João Cardoso (Bidé) era dono João Quintino dos Reis que veio do Estado de Sergipe Se.

A Casa de Farinha foi construída de 1944 a 1945 e as farinhadas surgiram em 1946, no Pico da Serra da Santa Rosa, ao leste após a grande Ladeira do Povoado de Santa Rosa, zona rural de Monte Santo-Bahia.

Deixaram de Farinhar em 1988 e houve plantio de Mandioca para fazer farinha e ser comercializada e consumida pelo Sertanejo daquela Região.

Mais às 14h 4, nós estávamos em cima da Laje, mais conhecida por populares, como “Toca da Igreja”, da Serra da Santa Rosa, que estar na divisa do Pov. de Muquem desse Município Montessantense.

Fiz improviso dentro dessa Caverna onde todos estiveram visitando pelos apoios e registros dos Turistas que contribuíram com os registros, em fotos e Filmagens.

Do lado Leste a Equipe de aventureiros (as), encontravam integrados e caminhavam entre árvore verdes e podiam verem os Vales cercados por Serras, tendo Cachoeira, segundo os informantes que nos acompanhavam neste trajeto, agradecendo a Floresta preservada, da Serra da Santa Rosa, pode encontrar a Fauna com Onças, Tatus, Pebas, Tamanduás, Caititus, as Onças são Sussuaranas, e os pássaros, Nambus, Juritis, Jacus e outras espécies.

Temos lugares históricos e a parte Geográfica e a Natureza preservada com a sua Flora bem “Verdejante”, no dom. 16 de Julho de 2023.

Matéria em crônica, deste poeta José de Jesus, visitou esse local.

Por José de Jesus Cordelista e pesquisador

Seg. 17 de Julho de 2023

Monte Santo Bahia

No Sáb 29 de Julho de 2023, fiz o percurso pela estrada concluída do lado norte da Serra, mais estava fechada com duas cercas de arames farpados, e também interditada com entulhos, de árvores, ao retornamos com Franklin Carvalho Rodrigues.

Fizeram confusões e ficaram contra o Presidente da Irmandade o Rivan que mentiu com denuncia pela Internet, há 60 anos atrás, em 1963, era Trilha, onde passava montado, a Burro Francisco de Paula Berenguer (Pe. Berenguer) até a Igreja de Santa Cruz.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 19/08/2023
Código do texto: T7865085
Classificação de conteúdo: seguro