Pobre galo Galileu Galilei!

Lá longe, bem lá no interior mesmo, existia uma fazenda, onde vivia um menino que adorava brincar com os animais. Brincava com um monte deles: cachorros, porcos, galinhas, vacas, bois, mas, ele gostava especialmente de brincar com o galo, ao qual deu o nome de Galileu Galilei.

O galo era doidinho. Vivia saltando lá do alto do galinheiro, batendo as asas feito louco, esperando que assim conseguiria voar.

Um dia, o menino que era dono do galo falou para o amigo dele:

- Você viu só, Chiquinho? Meu galo tá lelé da cuca! Ele vive saltando de cima do galinheiro, tentando voar! Vê se pode uma coisa dessas?

- É, tô vendo, Zezinho - respondeu Chiquinho - Mas ele nunca vai poder voar!

- Isso! Porque ele é galo, e galo não voa!

- Não é por isso não, Zezinho! Ele nunca vai conseguir voar por causa do nome dele.

- Mas o que nome do meu galo tem a ver, sô?

- O nome dele é Galileu Galilei, não é?

- Sim.

- Então, é por isso. O verdadeiro Galileu Galilei nunca fez algo voar, ele só deixava as coisas cair no chão!

- Nossa, eu não sabia disso. Será que a mãe dele não ficava brava quando ele fazia isso?

- Eu sei lá, uai! Mas, de uma coisa eu sei: esse seu galo não tá batendo bem das ideias não!

- É, pior que é verdade. Mas, sabe de uma coisa, compadre? O meu galo faz algo que nenhum outro galo faz!

- O que?

- Por exemplo, os galos normais só fazem "cocoricó" quando o Sol nasce, e depois nem liga pro sol. Mas, o meu galo faz algo diferente: ele canta também quando o Sol se põe.

- Verdade?

- É pura verdade verdadeira, Chiquinho! E tem mais: quando chega à noite, o Galileu vai lá até aquele monte - disse Zezinho, indicando a direção com a mão - e ele fica procurando o Sol.

- Ele tenta achar a luz do sol na escuridão da noite?

- Isso mesmo!

- Pobre Galileu Galilei!

Com isso, Zezinho ficou com raiva e perguntou:

- Posso saber porque você tá com tanta pena do meu galo?

- Ah! É porque esse tal de Galileu Galilei ainda não descobriu que a Terra gira em torno do Sol!

Tiago Salpin
Enviado por Tiago Salpin em 18/08/2023
Reeditado em 26/09/2023
Código do texto: T7864706
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.