Em busca da educação perfeita
EM BUSCA DA EDUCAÇÃO PERFEITA.
"Sou porque tu és E desde então és sou e somos...
E por amor Serei... OiêSerás...Seremos..."
(Pablo Neruda)
Na aula perfeita, o educador precisa estar atento aos detalhes. Eu estava encantado com tantos objetos e na expectativa do que viria. (Na verdade, apesar de procurar a aula perfeita, eu ainda não estava preparado para ela - apesar de décadas na sala de aula).
"Comecem as apresentações", disse eu.
O primeiro aluno começou a falar: "Eu trouxe uma garrafa de cerveja. Ela me lembra dos bons momentos que passo com meus amigos nos bares da cidade. Nos fins de semana é a minha atividade prefeirda. Gosto de conversar com os amigos, numa mesa qualquer, sem tempo nem assunto a nós controlar".
Houve um verdadeiro alvoroço na sala. Começamos todos a nós olhar. Mais um requisito da aula perdeita: Não há verdadeiro aprendizado sem alegria.
A vez de uma aluna. Ela estava com uma pedra na mão: "Esta pedra me lembra minha caminhadas pela natureza. É assim que uso meu tempo no fim de semana. Tenho um grupo de amigos que gosta de fazer caminhadas. Isso me distrai."
Todos falaram. Alguns repetiram as mesmas experiências. Até que foi a vez da última aluna, aquela que estava em pé.
A última aluna não tinha um objeto, ela segurava uma aluna de uma outra turma ao lado dela. Silêncio absoluto.
"Essa menina ao meu lado é minha irmã. Ela estuda na sala ao lado. Ela é filha do segundo casamento do meu pai e tem 18 anos."
Estávamos esperando um discurso sobre alguma coisa qualquer sobre família. A aula perfeita surpreende.
Ela completou: "Eu nunca tinha falado com ela antes. Quero apresentar vocês a minha irmã..."
A aula perfeita emociona...
"A rebeldia dos inexperientes os matará, E a despreocupação dos tolos os destruirá."
(Livro de Sabedoria)