Em busca do aprendizado perfeito

EM BUSCA DO APRENDIZADO PERFEITO.

"Para viajar basta existir."

(Fernando Pessoa)

Queremos formar profissionais humanos que usam seu conhecimento para servir outros seres humanos. Na verdade, a satisfação de um educador vem de ver aqueles a quem educou se tornarem verdadeiros seres humanos, não robôs.

Naquela noite, sem querer eu estava em busca da aula perfeita. Comecei com um exercício. Eu sempre gostei de incluir o mundo em minhas aulas. Pedi aos alunos que procurassem no campus algo que fazia parte da vida deles, e que trouxessem para a sala de aula e nos apresentasse e dissesse por quê da importância do objeto. (Notem meu erro: eu falei em objeto).

A aula perfeita nos surpreende. Vai além de tudo o que imaginamos. Eu nunca esperava que aquela aula fosse tão surpreendente. E aí, encontramos outra característica da aula perfeita: ninguém tem completo controle sobre ela. Ela está cheia de improviso, de casualidade, de humanidade.

Eu cometi outro erro: fiquei na sala de aula esperando os alunos voltarem, colocando em dia minhas anotações. Um educador precisa acompanhar a viagem dos seus alunos em busca do novo, do desconhecido - que pode ser surpreendente.

Os alunos voltaram. Um por um foram chegando. A maioria colocou um objeto em cima da carteira. Uma ficou em pé. (Novamente eu distraído).

"Não seja justo demais nem excessivamente sábio. Por que deveria causar ruína a si mesmo?"

(Livro de Sabedoria)