'Falar gostoso o português do Brasil'

Numa escola, a professora estava dando aula para as crianças sobre Língua portuguesa. Ela explicou que o Brasil pode ser dividido em alguns principais dialetos, mas que dentro deles, podem existir outros dialetos, outras formas de falar, específicas de certa região ou cidade.

- Por exemplo - explicou a professora - Na cidade do Rio de Janeiro, você pode encontrar pessoas que pronunciam um pouco mais o "s" quando falam. Já certos lugares você pode encontrar pessoas que falam "tu" ao invés de "você".

Os alunos prestavam atenção, enquanto a professora continuava ensinando:

- O dialeto das pessoas na região central de Minas Gerais as distingue de outros dialetos brasileiros. Por exemplo, lá em Minas Gerais, eles pronunciam muito o "uai" quando falam.

- E o que significa o "uai", professora? - perguntou uma aluna. E antes que a professora pudesse pensar na resposta, um aluno (que era mineiro, só que tinha crescido em São Paulo) levantou a mão e falou todo animado:

- Eu sei, professora! Eu sei!

- Então, diga! - concordou a professora.

- O "uai" é a palavra que vai no final de cada exclamação.

- Mas, - retrucou a aluna - eu não perguntei aonde vai o "uai", eu queria saber o que significa "uai".

- Eu sei lá, uai! - respondeu o aluno.

Moral da história: A presença do "uai" na frase justifica a sua existência.

Tiago Salpin
Enviado por Tiago Salpin em 17/08/2023
Reeditado em 19/09/2023
Código do texto: T7863808
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.