Em busca da aula perfeita

EM BUSCA DA AULA PERFEITA. (Parte UM)

"A beleza de ser um eterno aprendiz." (Luiz Gonzaga Jr.)

Durante décadas como professor eu persegui a aula perfeita. Sabe o que é a aula perfeita? É aquela que gostaríamos que nunca terminasse. É aquela onde todos aprendem. Não existe professor nem aluno. Todos viajam numa mesma aventura, a do conhecimento - infinito conhecimento. Todos fazem parte de uma ciranda, a Grande ciranda da vida de dar e receber, de amar e ser amado, de ensinar e aprender. A aula com técnica e conteúdo, com teoria e prática, com esforço e criatividade.

Um dia a aula perfeita apareceu na minha sala. Eu estava lecionando Administração de Recursos Humanos, em Araranguá, uma cidade o Sul de Santa Catarina, Brasil. A turma era do sétimo período e naquele dia eu queria falar sobre técnicas de treinamento. Turma da noite, a maioria vem do trabalho, cansados. É preciso no começo da aula sequestrar o encanto dos alunos. E a maioria dos meus alunos viajavam de outras cidades, vinham em caravana de ônibus. Eu pegava um ônibus em Tubarão e durante a viagem fiquei pensando na introdução da aula.

Sempre que planejo uma aula não penso apenas na formação, eu me preocupo muito mais na transformação. Não queremos monstros cheios de conhecimento e técnicas.

"O coração do sábio dá entendimento à sua boca e acrescenta persuasão às suas palavras."

(Livro de Sabedoria)