A floresta e o saber

Moramos em uma casa próxima à floresta. Meu pai costuma nos levar para passear na mata e, em um desses passeios, vimos um Javali. Foi uma experiência diferente observar o animal livre na floresta, pois vivíamos na cidade grande antes de viver nesta nova casa. Somente depois da aposentadoria dele começamos a conhecer a natureza.

Mas, voltando ao Javali, descobri por meio de pesquisas que o animal também é conhecido por outros nomes, como: porco-manteiro, porco-bravo, Javali-euroasiático, Javardo ou porco-montês. Embora o Javali seja nativo da Europa e da Ásia, a espécie foi introduzida nas Américas. Nem me pergunte como ele foi introduzido, acho que foi alguém que trouxe um casal para cá. Falando em casal, eu descobri que a fêmea do Javali se chama Javalina.

Depois da pesquisa, fiquei a imaginar e, descobri que nunca havia comido carne de Javali. Então, algumas questões surgiram em minha mente: Como seria o sabor da carne de Javali? Como preparar a carne de Javali? Será que ela é saborosa? Após ficar pensativo no assunto resolvi perguntar ao meu pai o que ele achava do animal. Esperei anoitecer, quando todos nós estávamos para jantar.

Interessante que meu pai não é caçador e nunca havia experimentado nenhum animal selvagem. Então, resolvi pesquisar mais sobre o Javali. Algumas pessoas dizem que a carne é saborosa, mas na maioria das vezes, poucas pessoas já comeram a carne deste animal. Na região onde moro, não há mercados próximos. Precisei esperar o fim de semana para que meu pai me levasse até a cidade que fica 10km de nossa casa. Achei estranho que na cidade não havia nenhum lugar que vendia a carne de Javali, nem no mercado, nem nos restaurantes. A minha indignação ocorreu porque a floresta fica perto, porém não há caçadores. As carnes que são vendidas no local vêm de outra região, o que significa que os moradores daqui só consomem carne bovina e carne branca. Entretanto, eu me questionava o porquê as pessoas não aproveitavam para comer os animais daquela floresta. É verdade que existem leis de proteção aos animais, mas quem obedece às leis hoje?

Depois de muito pensar, decidi pesquisar que leis eram apropriadas na questão da preservação da natureza e quais leis poderiam liberar a caça de animais selvagens. Olha, foi um trabalhão! Entrei em vários sites, perguntei à algumas pessoas da cidade e, sinceramente, os cidadãos são pessoas desinformadas. Liguei então para minha Tia. Ela é uma pessoa bem instruída, advogada das boas e mesmo assim continuei na mesma. Minha Tia trabalha em outro ramos da advocacia que não tem nada a ver com preservação da natureza e a caça de animais. Entretanto, a minha busca não havia terminado, eu estava decidido a descobrir e responder a minha dúvida.

Passaram-se anos e hoje, vejo que foi minha dúvida que levou ao meu profissionalismo atual. Hoje sou defensor da natureza e junto com o órgão que trabalho protegemos a vida selvagem e lutamos para preservar a nossa mãe natureza que tanto nos dá, embora sejamos ingratos com ela.

Vagpery
Enviado por Vagpery em 11/08/2023
Reeditado em 11/08/2023
Código do texto: T7858778
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.