O fim do oxigênio

O ser humano não consegue viver sem água durante muito tempo isto é fato comprovado. Assim também não consegue viver muito tempo sem alimentos. Imaginemos então como seria viver sem oxigênio para respirar. Não tem como os seres humanos não poderiam viver muito tempo sem oxigênio. Tem um filme que mostra muito bem isso e o sufoco que é a falta de oxigênio. Enquanto isso, na nossa realidade atual, parece que muitos seres humanos não estão lá muito preocupados com isso e continuam transformando , destruindo, queimando, poluindo e derrubando nossas matas e florestas nativas para atender a demanda capitalista do ter cada vez mais e a qualquer custo e não só isso manter sua riqueza e poder. É pra isso que serve o grande capital. É sabido que historicamente e geograficamente é possível acreditar que houve um período chamado de grande oxidação, que ocorreu há quase 2,5 bilhões de anos, que encheu a atmosfera de oxigênio e que possibilitou a vida humana. No entanto, uma das grandes extinções da Terra – um evento de 450 milhões de anos atrás chamado extinção em massa do Ordoviciano Tardio – provavelmente aconteceu porque ocorreu o oposto. "O Ordoviciano é o período da Era Paleozoica ocorrido, aproximadamente, entre 510 a 433 milhões de anos, sendo divido em três épocas: Ordoviciano Inferior (mais antigo), Médio, e Superior (mais “recente”). O clima provavelmente era bem ameno, apresentando temperatura mediana e elevada umidade. Durante essa passagem ocorreram várias transformações no planeta, entre elas eventos que incidiram sobre a conformação continental (na litosfera). Chamada de Gondwana, a imensa massa continental ficou praticamente restrita ao hemisfério sul, submetido a um intenso período de glacial." Se bem que alguns estudiosos acreditam na hipótese de um impacto com grandes asteroides. Com isso o planeta Terra tenha sofrido uma queda repentina nos níveis de oxigênio que durou vários milhões de anos. Embora a causa exata desse fenômeno não seja conhecida, sabe-se que mais de 80% da vida na Terra desapareceu neste período. E ainda até hoje tem previsões catastróficas que preveem o acontecimento novamente destes fenômenos que poderão exterminar a população humana da face da terra. Enquanto outros acreditam na aproximação da terra fora da elipse em direção ao sol o que geraria fortes ondas de calor e o ser humano não suportaria.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 07/08/2023
Reeditado em 01/09/2023
Código do texto: T7855735
Classificação de conteúdo: seguro