Escolhas difíceis, requerem determinação forte
Uma das decisões mais difíceis na vida é escolher algo, visto que existem infinitas possibilidades e opções a disposição.
E mesmo após a escolha, a determinação em manter-se fiel precisa ser muito forte. Pois todas as outras possibilidades não deixam de existir, e a dúvida, se realmente fez a escolha certa, vai persistir. Portanto cada escolha vem acompanhada de não apenas uma, mas várias renúncias. E possivelmente até perdas.
É parecido com uma aposta qualquer, escolhe-se primeiro em quê vai apostar e depois observa os resultados. Já é de conhecimento geral, que mesmo com todo o esforço que possa ser feito, ainda assim é possível que os resultados não sejam bons. Não existe garantia de sucesso, visto que as imprevisíveis variáveis são infinitas.
E por outro lado não existe sucesso sem esforço contínuo e dedicação, com determinação para superar os obstáculos que invevitavelmente surgirão.
A busca por um objetivo específico, não faz com que outros deixem de existir. Por isso é importante saber onde concentrar os esforços para um melhor resultado, é também difícil. É uma informação que vale ouro, pois economiza tempo e esforço, que são ativos valiosos e escassos.
Não podemos nos dar ao luxo de perder tempo, perder oportunidades, pois cada instante nunca mais volta, e não pode ser recuperado.
É fácil manter-se motivado quando tudo está saindo bem conforme o planejado, o que é muito raro no mundo real.
A determinação deve ser forte, é quando as coisas não saem como esperado. Quando o preço pago pelo desejo já está alto demais, é que a vontade de desistir, mede forças com a persistência em continuar. É necessária determinação forte no momento em que os resultados não podem ser vistos, ou estão ainda longe de aparecerem.
O caos se instala, com o surgimento de questionamentos, a crise de confiança, e a falta de perspectiva despontando no horizonte. Nesse momento, por meio da determinação, decidirá se irá ou não desistir. É como um pequeno barco sendo atacado pela forte tormenta, é superar ou perecer.
É importante saber que o sacrifício pelo objetivo, pode ser maior do que o esperado. Como a histórica vitória de Pirro após a Batalha de Ásculo, em 279 a.C., contra os romanos. Pirro e seu Exército vence, porém as baixas são enormes. Ao ser parabenizado por seus generais pela difícil vitória, o comandante responde: “Mais uma vitória como esta e estou perdido”.
Ou no mesmo sentido a frase do fictício vilão Thanus: "Você nem imaginaria o quanto eu perdi hoje..."