CRÔNICA – O Brasil pelo avesso – XXXIV – 02.08.2023 (PRL)

 

CRÔNICA – O Brasil pelo avesso – XXXIV – 02.08.2023 (PRL)

 

“A comissão de ética da Câmara Federal”

 

Pois é, a Comissão de Ética da Câmara dos Deputados esteve reunida hoje, a fim de começar o julgamento de alguns processos em tramitação na Casa, atinentes à falta de decoro parlamentar de alguns deputados, dentre eles, a doutora Carla Zambelli (PL-SP), reunião que calhou no mesmo dia em que a nossa competente Polícia Federal dera início ao cumprimento de mandado de busca e apreensão em seu desfavor, nessas coincidências da vida.

 

O que ficou mais ou menos certo foi o recebimento do processo, tanto que somente hoje foi admitida a sua entrada para exame, segundo palavras do deputado relator, que deseja faça a deputada a sua defesa por escrito, bem assim a participação de todos os integrantes da Comissão, a fim de que o julgamento seja o mais correto e justo possível. Todavia, dissera o parlamentar que dele não sairão palavras de acusação ou mesmo de defesa, atendo-se, tão somente ao que consta do processo. Particularmente, creio que ela perderá o seu mandato, embora tenha tido mais de 900.000 sufrágios da população paulista, beirando a casa do milhão. O próprio Bolsonaro se afastou dela, porquanto acha que lhe trouxe prejuízo eleitoral.

 

Mas corre no STF um processo contra essa mesma parlamentar, em face de haver corrido pelas ruas de São Paulo, de arma em punho, uma verdadeira perseguição a um jornalista (Senhor Luan Araújo), que fora acusado de palavras difamatórias dirigida à aludida senhora, isso às vésperas da eleição presidencial, no segundo turno de 2022.

 

É claro, lógico e evidente que essa atitude influiu negativamente na votação do presidente Bolsonaro, que até foi derrotado na cidade de São Paulo (cerca de 500 mil votos), numa eleição duramente disputada, porquanto muita gente e até várias instituições se juntaram para derrotar o presidente de então que, aliás, tinha absoluta certeza de que seria reeleito, haja vista as pesquisas feitas por pessoas diferentes que não estão vinculadas aos tradicionais instrumentos da espécie.

 

Evidentemente que o nosso país precisa, urgente de melhor educação, e os senhores políticos deveriam receber aulas internas de boa conduta, moral e cívica, uma espécie de prevenção de atitudes grotescas como essa que comentamos acima.

 

“A seleção feminina de futebol”

 

Creio que só mesmo a CBF – Confederação Brasileira de Futebol -, concorda que o nosso país recorra a treinadores de fora para comandar as seleções brasileiras, seja a feminina ou a masculina. Aqui vamos tratar, agora, da feminina.

 

A nossa participação na atual Copa, que está sendo jogada na Austrália e Nova Zelândia, foi um verdadeiro fiasco, e muitos cronistas, especialmente da Rede Globo, estão debitando essa decadência à técnica sueca Pia Sundhage, de 63 anos, que foi bicampeã olímpica pelos Estados Unidos, mas isso, por si só, não justifica os dólares que nela investimos para tentar conseguir uma bela classificação, mas no final o que resultou foi a nossa desclassificação, após o empate em 0 x 0 com a fraquíssima representação da Jamaica (dizem que essas garotas jamaicanas fizeram uma cota para poder viajar e disputar pelo seu país!). Ela assumiu o posto desde 2019. Uma vergonha...

 

A campanha brasileira foi uma das piores nos últimos tempos: Ganhou do Panamá de 4 x 0, perdeu para a França de 2 x 1 e empatou com a Jamaica em 0 x 0, fazendo apenas quatro pontos, ficando em terceiro lugar na sua chave, insuficiente para passar à fase seguinte. Agora é criar vergonha na cara, dispensá-la com muito cuidado e educação, mormente porque já idosa e de cabelos brancos, e nomear um treinador, seja mulher ou homem para o comando, e gente capaz não nos falta. A própria Martha, que está sem condição de jogo, poderia assumir essa função, mas com rédeas curtas, cobrando-se resultados. O contrato da senhora Pia vai até 2014, depois das olimpíadas, é muito tempo. Entretanto o nosso dinheiro abunda, terá a CBF de pagar-lhe tudo o que tem direito, lembrando tratar-se de idosa, que merece todos os nossos respeitos.

 

Vale notar que as nossas meninas estavam cheias de orgulho, com um rei na barriga, andando com muita pose, assim como fazem os profissionais masculinos, a Globo as colocou num patamar muito alto, mostrando que quando a empresa quer se intrometer, geralmente o Brasil não ganha coisa alguma. Endeusa, endeusa, mas depois critica flagrantemente. Está na hora de alguma autoridade dar as cartas nas eleições da CBF e não permitir que pessoas desentendidas comandem a Confederação!

 

Fico por aqui. Um abraço.

 

SilvaGusmão

Imagem - Internet/Google

ansilgus
Enviado por ansilgus em 03/08/2023
Reeditado em 03/08/2023
Código do texto: T7852416
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.