ESTAMOS VIVENDO A JUSTIÇA DO INFERNO?

O direito é o mais justo aliado ao mais belo. Esse sentido de justiça deve ser sentido por todos. Nesse adágio está a beleza da dignidade reconhecida por todos. Por quê? Por todos serem iguais como pessoa e diversos em sentimentos e dons.

Essa não é uma realidade fática no curso do tempo social normatizado. A norma veio adequar o homem à sociedade, nascida a regra , a lei, da ruína do convívio, este o grande berço da dissenção, sustentado pela inveja impulsionada pelo egoísmo. A simbologia cósmica se estrutura no romanceado histórico de Caim e Abel. E temos muitos CAIM circulando

entre nós, comandando nações e ao nosso lado. Eles ferem, desestruturam, perseguem, torturam e matam o próprio irmão, por ação ou inação.

A justiça do inferno está discutida no “Canto Onze” de Dante Alighieri. E vivemos nela, com maior ou menor intensidade,

Aristóteles indica em “ Ética a Nicômano” que "deve ser observado existir o que deve ser evitado em condutas, malícia, incontinência e bestialidade.”

"A alma incontinente tem culpa, mas a culpa é menos grave que o dolo (má-fé), a vontade de pecar. Esta vontade, quando se origina como manifestação da natureza animal é ainda menos grave que aquele pecado que é cometido de forma premeditada, usando a inteligência do ser humano para o mal, mesmo assim, é menos grave um indivíduo planejar e executar um crime contra um desconhecido, que pode se defender do estranho que o ameaça, que ele fazer o mesmo com alguém que confia nele, e por isto está indefeso, por isso a traição, é considerada o maior pecado, que recebe a punição máxima no local mais profundo do inferno. A justiça divina retratada no livro é cabal, racional e definitiva, o que torna o inferno dantesco uma espécie de "caos impiedosamente ordenado". Dante Alighieri foi severo na visão conhecida como "dantesca", configurando significação de horroroso.

QUAL MAIOR TRAIÇÃO DO QUE UM REPRESENTANTE TRAIR QUEM REPRESENTA?

Está se vivendo esse inferno no país faz algum tempo. Sucedem-se os governos, e a TRAIÇÃO é permanente. A representação é traída. E quando se faz o que normalmente resta em nada, o teatro expõe vísceras que o aparelhamento histórico e institucional de profissionais nunca desconheceu.

A selva pela qual passou Virgílio é uma representação simbólica da perdição no pecado, e ela está sob nossos olhos nos quadros ditos “políticos” e o que ainda está por vir.

Nenhuma alma que vive desses horrores é capaz de reencontrar o caminho certo. Acha que há e está em paz junto às fortunas acumuladas do que retira dos direitos de todos e dos mais necessitados .Só a razão limpa e o intelecto podem afastar essas sombras. Só com a vontade dirigida eficazmente a um fim de reencontro com a retidão, resgata da selva densa do pecado a alma perdida, caída. Só assim poderia, CONDICIONAL, e não ocorrerá, escapar vendo seu pecado, de frente, não como um obstáculo externo, porém um cenário de caos e morte dentro de si mesmo.

Esse o nível místico de ascensão da alma caminhante como os cristãos em direção de Deus.

Estamos diante da porta moral que configura a real imagem do arrependimento. Estou convicto que o direito como inaugurado pelo homem é mera ficção.

Se perguntem quais direitos nós temos, garantidos, ao menos assegurados pelo judiciário? Olhem para o lado e assistam o entorno.

Tenho certeza que ninguém anuirá positivamente.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 31/07/2023
Reeditado em 01/08/2023
Código do texto: T7850643
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.