INFERNO AZUL

José, é mais um brasileiro, "que vive num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza". José já tem 60 anos e sofre com Hiperplasia Prostática Benigna. Pacientemente espera há três anos para ser consultado pelo urologista do SUS. Mas, como a consulta não sai, ele mesmo se auto medicou, consultando o "oráculo Google", para ver o "Best- seller". Isso, é o remédio mais vendido no mercado. E ele descobriu que há muito "remédio mágico", vendido por charlatões que não respeita a dor alheia.

Chegou "Novembro Azul", e diante de tanta propaganda enganosa do governo. José resolveu procurar essas "Clínicas" particulares, que têm toda sorte de especialistas, a "preço de banana" e onde uma multidão de pobres mortais, são atendidos em questão de minutos. Onde o médico nem olha na cara do paciente.

Depois de longa espera, chegou a vez de José, ele levou alguns exames que tinha em mãos. O médico olhou, olhou e disse: " Os exames estão dentro da normalidade, mas faço te uma excelente proposta. Como tenho parceria com um conceituado hospital da cidade. O ideal é retirar a próstata, para não ter câncer no futuro." José ficou sem voz, ao ouvir está "proposta indecente".

O médico não falou nada dos riscos da cirurgia, "Apenas, disse-me, que como o hospital estava iniciando este tipo de cirurgia, a mesma era ofertada por 12 mil reais". Ele prescreveu os exames que José deveria fazer, para voltar uma semana depois, para realizar o procedimento.

José já passou por muitas coisas tristes na vida, mas ele ficou tão transtornado, que ao sair do consultório, nem conseguia conduzir seu velho carro. Ficou mudo com a "proposta indecente". Ele chorava e ria ao mesmo tempo, e dizia em alta voz : "Não se passou comigo, certamente, estou assistindo um filme de ficção na Netflix". Comendo pipocas e tomando Coca Cola.

José tentou apagar da memória, aquela cena "dantesca", mas não foi possível, pois o laboratório em conluio com o médico, enviou mensagens para marcar os exames. José agradeceu ironicamente tal preocupação, "pois de boas intenções está calçado o caminho do inferno.

Eis o resumo da ópera, depois deste grande trauma, José resolveu levar a vida em frente, e como dizia os antigos "quem procura acha". Numa tertúlia de amigos, José partilhou sua história, tomando um bom vinho português, e como dizia Molière: "Os médicos são profissionais de sorte. Seus acertos brilham ao sol. Seus erros, a terra cobre"

Enfim, o que deveria ser somente um "Novembro Azul", transformou-se em um "Inferno Azul". José, não se deixou levar pela narrativa falácia, daquele "médico" tão generoso. Mas, ao mesmo tempo, José está muito triste ao ver tantos "Josés," sendo enganados pela máfia da medicina e das farmacêuticas.

Antonio Magnani
Enviado por Antonio Magnani em 31/07/2023
Código do texto: T7850394
Classificação de conteúdo: seguro