Jorge e outras curiosidades

Não sei se você conhece ou conheceu algum Jorge. A depender de onde você more, pode ser que não, pois no Brasil, segundo a estatística do IBGE, há apenas alguns Jorges. A maioria de nós é Maria ou José; já os Jorges, quase todos, são Jorges, residentes ao Sul e Sudeste do país.

Se a gente mora aqui em Alagoas, portanto, fica meio incomum conhecer ou falar com algum Jorge. Porém eu, nesse quesito, vou de encontro à matemática do IBGE, já que não apenas conheci um Jorge, mas tive o privilégio de falar com essa espécie de fantasma.

Era um Jorge meio peculiar, como são estatisticamente os Jorges. Tinha uns dois metros de curiosidade simpática, uma cara rosada e gostava de fumar especificamente cigarros Marlboro, e não Selma, feito Graciliano. Seus conhecidos costumavam chamá-lo carinhosamente de "Jorge Dorme em Pé", pois, advinha: tinha o hábito incomum de dormir em pé.

Não sei se era coincidência, mas nunca vi Jorge Dorme em Pé, adivinha, dormir ou dormindo em pé. No entanto, filando um Marlboro era frequentemente. A meu ver, sua principal característica resumia-se à devoção aos cigarros Marlboro.

O Jorge Dorme em Pé, para mim e portanto, sempre foi o Jorge Marlboro: o alto, curioso, simpático e rosado Jorge Marlboro.

Faz anos que não o vejo nem falo com o Jorge Malboro. Talvez eu não deva me referir a Jorge no passado. Talvez ainda esteja vivo, fumando, dormindo em pé, e principalmente com o coração totalmente dedicado à outrora jovem Susana Olhos Verdes.

Não sei se Jorge ainda fuma ou se já morreu, feito a maior parte do seu clã; se continua alto, rosado, simpático, curioso, ou se ainda ama Susana, a jovem de olhos verdes e sorriso metálico por quem Jorge, desde os 10 aninhos de idade, era apaixonadíssimo.

De Jorge Marlboro, desconheço o paradeiro; mas Susana, conheço de vista. Está perto dos quarenta anos (a era da revolução), solteira por opção, mãe de vinte e cinco gatos, esotérica, um pouco subversiva nas horas vagas, antagonista sempre, irônica às vezes, com seus olhos ainda verdes.

Não sei se Jorge sabe ou sabia, mas, conforme a estatística, apenas 2% da população mundial tem olhos verdes; que, segundo a Ciência, as formigas não dormem; que o material mais escorregadio do mundo é casca de banana (já pude comprovar, inclusive); que os flamingos, assim como Jorge Marlboro, podem dormir em pé; que a maioria dos pandas nos zoológicos do mundo são emprestados da China; que o chocolate ao leite foi inventado na Suíça, em 1875, por Daniel Peter; que orelhas e narizes nunca param de crescer...

Talvez nada disso seja ou foi novidade para Jorge, sendo ele parte integrante das curiosidades do mundo: sendo ele um Jorge.

Damião Caetano da Silva
Enviado por Damião Caetano da Silva em 29/07/2023
Reeditado em 29/07/2023
Código do texto: T7848684
Classificação de conteúdo: seguro