Ficção de interlúdio: Eterno Retorno

Eddie despertou em desespero do sonho que tivera naquela noite. A última coisa da qual se lembrava era da voz de uma mulher pedindo que alguém chamasse a ambulância. Esforçou-se para relembrar, mas sem sucesso. Havia uma lacuna entre a consciência e o sonho a qual o impedia de aprofundar-se nas lembranças. Nesta época Eddie era apenas uma criança de 8 anos. Era uma criança sonhadora, cheia de ilusões como todos as crianças. Levou uma vida como todos: sorriu, chorou, venceu, perdeu...

Um certo dia Eddie, muitos anos depois, já numa idade mais avançada, caminhava pelas vielas de um bairro perigoso, quando sentiu apenas um baque fofo na cabeça. Uma bala perdida havia o atingido mortalmente na nuca, e o fez desfalecer como um boneco de ventríloquo que uma criança atira ao chão quando enjoada de brincar. Em segundos o lugar onde caíra seu corpo estava repleto de gente comentando, e alguns, inacreditavelmente, tirando fotos e postando em suas redes sociais.

- Chamem uma ambulância, rápido! - explodiu a voz de uma mulher em meio a multidão que se entretia do tédio de si próprios.

Nesta hora a consciência de Eddie que ainda se mantinha presa ao corpo lembrou-se do sonho. Tentou sorrir mas os estímulos não responderam a mensagem. Toda sua vida passou pela sua consciência, desde os ruídos na barriga de sua mãe até os sonhos e vivência mais delirantes, conduzindo-o até aquele momento em que vivia o despertar de sua vida num fluxo de imagens que deram lugar uma luz suave como o sol pela manhã. E em completo silêncio pensou: - Então é isto a vida? Estou pronto! Mais uma vez...

"Da lágrima cálida que escorreu pela minha face brilhou o fulgor da vida junto à vivacidade que havia desaparecido do meu corpo que jazia inerte. Das profundezas abissais do vazio de minha existência aflorou-se-me os segredos da vida no momento em que a morte ceifava meu ser, mostrando-me nos últimos instantes em que expirava a vida o que realmente significava viver. A morte era sempre a vida que logrei - e vida, conheci apenas no instante em que expirei..."

"De súbito os acontecimentos de sua vida, todos eles, pareceram encaixar-se perfeitamente no grande quadro da existência — Todas as suas escolhas, todas as escolhas daqueles que passaram pela sua vida, o ambiente em que vivia, os livros que havia lido, consequentemente por conta dos escritores que resolveram escrevê-los, os filmes que havia assistido, tudo interligado, uma escolha diferente e tudo poderia acontecer de forma diferente — E naquele momento ele sentiu que não havia saída e que o universo conspirava conduzindo-o, de forma suave porém firme, com destino à morte"

"Dizer sim a um instante é dizer sim a toda eternidade" __Waking Life

"Você vive uma vida que gostaria de viver para toda eternidade? Você diz Sim ou Não para a vida?"

Fiódor
Enviado por Fiódor em 25/07/2023
Reeditado em 10/08/2023
Código do texto: T7845845
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.