No dia do escritor
Acordei pensando em quantos livros já li desde que fui alfabetizada. Qual foi o meu primeiro livro ? Qual mais gostei? Qual estilo me agrada? Não tenho estas respostas. Já li de tudo e gostei de quase tudo. É difícil eu dizer que detestei um livro. Tem um gênero que eu não gosto, os livros de auto ajuda. Aqueles que têm a fórmula da felicidade, do sucesso. A crítica não é para quem escreve e lê. Falo de gosto e nesta valoração, cada um tem a sua.
Neste dia do livro tento lembrar dos autores que povoaram minha infância, juventude e vida adulta. São tantos! Revistas em quadrinhos, personagens da Disney e da turma da Mônica, fotonovelas, Saint- Exupéry, José de Alencar, Machado de Assis, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Eça de Queiroz, Aluizio Azevedo, Rachel de Queiroz, Chico Buarque, Agatha Christie, Érico Veríssimo, Sidney Sheldon, Robin Cook, Shakespeare, George Orwell, Wood Allen, Steven King, Oscar Wilde, muitas biografias. Os preferidos do momento? Freud, Sartre, Husserl, Virgínia Woolf, Clarice Lispector e os livros de filosofia que comprei a vida toda e muitas vezes guardei na minha estante para ler depois.
Quem eu seria se não fossem os livros que me acompanham na vida? Não sei, mas com certeza não seria a Márcia que sou hoje.
Obrigada autores, capistas, revisores, diagramadores,editoras e todos que fizeram e fazem os companheiros da minha vida!!!!
Márcia Cris Almeida
25/07/2023