SUCO DE MAÇÃ

Nem todas as maçãs são frutos proibidos, tampouco foram envenenadas pela bruxa má. Uma única maça não tem o poder de apodrecer o cesto todo, se formos mais rápidos em salvar as que continuam próprias para consumo.

O fato é que o imediatismo nos faz enxergar tudo da forma negativa já no primeiro impacto. Se presenciarmos o olhar de tristeza de uma criança faminta que percebe outra criança morder duas maçãs, sentiremos aquele nó no estômago e imediatamente virá a mente a decepção em relação aos responsáveis pela criança insensível que estão criando. Ou seja, o primeiro impacto é sofrível, entretanto, se virarmos as costas para o final, não saberemos se o julgamento feito tem algum fundamento.

A continuação dessa história traz consigo a inocência e humanidade da criança, que após morder as duas maçãs, direcionou uma das frutas a outra criança, “Está mais doce”. Sim, a comunicação infantil é mais pura, ela apenas provou e ofereceu a que em seu paladar estava mais saborosa. Sim, ela sentiu a necessidade de compartilhar mesmo que não tenha sido solicitado. Sim, quem não esperou o desfecho desse caso nunca saberá que precisava um pouco mais de paciência. É como ler o livro até o fim, escutar a notícia até o locutor terminar o texto e tentar entender que tudo tem seu tempo. Quem aguardou o fim da história pode ter degustado o caminho completo e feliz, quem parou na decepção das primeiras mordidas, levou consigo a tristeza de uma narrativa triste.

Tudo muito rápido, na mesma velocidade em que a maça escurece após cortada. Está podre? Não. Apenas é o oxigênio entrando em contato com suas substâncias. Apenas mais um detalhe passível de julgamento. Nesse caso, não acompanhamos o início da história, chegamos e a maçã já está cortada e escura, não sabemos quando ou quem a cortou. Comeremos? Provavelmente não.

A conclusão é que as notícias chegam fragmentadas, sem fundamento inicial ou conclusão plausível. Somos rápidos em interpretar o que vemos ou pensamos, mas lentos em buscar informações que nos levem ao destino certo. A sociedade está contaminada pelas maçãs que foram envenenadas pelo ritmo acelerado da vida.

“Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.” Nelson Rodrigues

Temos que optar se seremos as maçãs podres que tentam apodrecer o cesto todo, ou seremos as escolhidas para formar o melhor suco, onde se necessita de várias frutas para encher a jarra e matar a sede.

Enquanto pensamos muito para chegar a uma breve resposta, crianças dividem o que carregam em suas lancheiras, sem se importar se a maçã está mais clara ou escura. Apenas degustam o sabor da vida.