A FÁBULA DOS COTOVELOS INVERTIDOS.

O sucesso é uma sequência de fracassos. Ninguém descobre nada na primeira tentativa, na verdade, descobre a partir de várias. E no momento que você percebe que fracassou, atingiu o ápice da sua inteligência emocional. Talvez você tenha fracassado no casamento, no namoro, seu livro não foi publicado, não vendeu, tantos outros motivos.

No livro “A jornada do herói”, de Joseph Campbel. São apresentadas várias etapas pelas quais o herói precisa passar. Entre elas: "o chamado para o desafio", é quando sua vida está fútil, sem graça, sem sonhos e planos, até que algo novo acontece. A segunda etapa é: "aceitar ou recusar o chamado", isso pode estar relacionado com uma nova proposta de emprego, uma demissão ou o fim de um relacionamento. Enfim, esse livro traz etapas detalhadas que sugerem posturas perante ao fracasso e a grande lição é: voltar após atingir o sucesso. É preciso compartilhar não o topo da montanha, mas a trajetória. O herói precisa voltar de todas as coisas que viveu, para que todos saibam que é possível vencer, seja lá qual for a jornada.

Existe um mito grego muito famoso chamado: o Mito de Sísifo. Sisifo foi um homem que enganou os deuses, muitas vezes. Porém, após um longo período, ele, enfim, recebeu sua sentença. Sísifo deveria, por toda a eternidade, empurrar uma pedra até o topo de uma montanha. Ao chegar no topo, a pedra rolaria a baixo e ele deveria buscá-la para subir novamente. Por toda a eternidade.

A grande lição está em reconhecer o fato de ter que carregar uma pedra, todo dia. E você pode pensar que essa pedra é seu emprego, sua relação, sua doença e demais problemas. Nesse livro chamado: “O Mito de Sísifo”, o autor pede para imaginarmos Sísifo feliz. No momento em que você não se vê mais carregando sua pedra com prazer, algo está errado. E é aí que, no nosso caso, pode entrar outras mãos para lhe ajudar a carregar a pedra. Diferente de Sísifo que não tinha essa opção, mas nós temos. Amigos, família...

Intitulei essa crônica de: “Fábula dos Cotovelos Invertidos”. É a história de um homem que morre e ganha a chance de poder conhecer o inferno é o céu. Ao chegar no inferno, ele observa que todas as pessoas tinham os cotovelos virados, ou seja, elas não conseguiam trazer comida até a boca. Ali, estava cada um por si. Estranhamente, no céu, as pessoas também tinham os cotovelos invertidos, mas estavam lado a lado uma alimentando a outra. Numa união final de humildade, amor e compaixão.

Tem gente que fracassa e se isola, esquece que existe outros, enquanto outros também fracassam, mas resolvem unir seus fracassos para, pelo menos, seguir em frente.

Reitero, o sucesso é a soma das derrotas. Não deixe ninguém fracassar eternamente, pois todos temos nossos momentos ruins e isso é muito normal. Anormal é você deixar uma pessoa fracassar sabendo que você pode fazer algum coisa por ela.

E é isso que faço com essas palavras. Eu já tive muitos fracassos, agora considero ter apena dias ruins e sei que não é só comigo que isso acontece.

Obrigado pela leitura!