Culpa.

 

Vivemos em um mundo que os seres que se dizem conscientes, nada tem de consciência. 

Ignoram a tal inteligência que lhes foi dada, ignoram a consciência. 

Medo? Ou puro egoísmo os fazendo se importarem somente com eles próprios e nada mais? 

Quem enxerga além do próprio umbigo? 

O que é o mundo pra você? 

Sua casa, o quarteirão de onde você mora, sua cidade, no máximo. 

E o resto do mundo? 

E o teu irmão, também filho do Criador, que dorme na rua, numa calçada fria, enquanto ao passear por está mesma cidade que teu irmão tem a calçada como lar, cansamos de ver casas vazias? 

A culpa não é da "vadiagem", da "vagabundagem", "da preguiça de trabalhar". 

A culpa começa em nós que falhamos como sociedade ao sim, irmão nosso, estar dormindo em um chão frio, onde o papelão se torna colchão, pra diminuir a friagem e a plataforma dura da calçada. 

A culpa também vai aos governantes. Mas quem os aponta? 

Não, a culpa é de nosso irmão por "ser vagabundo" 

É nossa! Puramente nossa por não enxergar que a injustiça existe. 

É nossa por ignorarmos o problema, olharmos pro lado, pra não ter que encara-lo, apenas por não ser "problema nosso" 

Sim, é nosso. Pois onde está o amor ao próximo? 

Onde está o segundo mandamento que todos esquecem? 

Onde está nosso amor ao próximo? 

Dentro de nós mesmos.

Perdido em meio ao nosso egoísmo, 

Como se julgam conhecedores e inteligentes? 

Donos da consciência, criadores da inteligência? 

Se não conseguem enxergar o óbvio pois não querem enxergar os erros dessa sociedade putrefata? 

Não enxergar o erro, se cegar, pra alguns, muito mais fácil do que enxergar o erro e conserta-lo, ou ao menos tentar. 

Somente enxergar já seria um grande passo. 

 

Ruchel
Enviado por Ruchel em 21/07/2023
Código do texto: T7842103
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.