É DOS CARECAS QUE ELAS GOSTAM MAIS?

E quando a careca tomou conta dos cabelos que você tinha? Apelar pro implante nem sempre ou quase nunca eficaz? Peruca de Silvio Santos? Técnicas infalíveis de fazer nascer cabelo em ovo cozido? Já fui tentado a fazer tudo isso, mas nada deu certo. Bora assumir a calvície, afinal já ostentamos meio século e a testa saliente dos meus antecessores mostra que não estou sozinho. Só não debochem do meu testão, por que posso apontar cento e dezoito defeitos na sua estampa que sua autoestima exacerbada pode ainda não ter te mostrado.

Benditos os cabeludos de plantão, que ostentam medeixas de nos causar inveja! Já citei Humberto Gessinger nesse quesito.

Eu já tive mais cabelos e sinto saudades deles. Mas não adianta chorar pelo leite derramado, pois parece coisa de família: tenho tios e primos dos dois lados que sofrem de calvície muitas vezes precoce. E herdei de meu avô paterno (que não cheguei a conhecer, pois faleceu dois anos antes de eu nascer) a testa proeminente. Vejo fotos antigas e percebo de onde veio isso.

Minha esperança está na marchinha de carnaval que diz:

Nós, os carecas

Com as mulheres somos maiorais

Pois na hora do aperto

É dos carecas que elas gostam mais

Mas também pode ser alusão ao órgão sexual masculino, o que se torna uma piada de relativo mau gosto.

Todo homem pode e deve cuidar de sua saúde e de sua aparência. É salutar e serve para que não digam, caso estiver acompanhado, que ela só saiu com você para espantar os cachorros (essa é do Luís Fernando Veríssimo).

Mas calvície parece ser coisa que não tem jeito mesmo. Já parei de contar os fios que perco a cada banho e não me olho no espelho sem um travo de desgosto.

No entanto, é preciso acostumar com a ideia de que já não sou criança. As juntas já não funcionam com a mesma desenvoltura e estou passando dos 80 quilos, logo eu, que sempre fui magrelo. Sabedoria que veio com a idade? Não muito: para algumas coisas ainda sou um tanto imaturo e propenso a escolhas erradas. Sem mencionar o mau humor que me acomete todas as manhãs.

Mas aceitar a nós mesmos, com as qualidades e defeitos que temos e com as marcas e vincos que a idade traz nos aproxima do discernimento necessário para viver a vida.

Melhor então assumir a calvície e ir tocando em frente. Há coisas piores do que uns fios de cabelo a menos e algumas rugas a mais.