E o Bug do ano 2000

Segundo fatos históricos, o Ano 1000 situou-se na transição da Alta Idade Média para a Idade Média Central, ou seja, no meio das profundas transformações que derão origem à crise do feudalismo clássico e à permanência do predomínio da igreja cristã , com as cruzadas, inquisição e da nobreza. É sabido que as previsões de certos eventos mundiais mexem com tudo e com todas as pessoas que acreditam ou não. Há uma mudança de comportamento que se verifica bem antes dos acontecimentos. Um exemplo bem atual foi o da pandemia da COVID 19 que simplesmente parou grande parte do mundo e os números mostraram que foi catastrófico não só do lado humano mas também nos setores econômicos e financeiros dos países por onde se alastrou a epidemia. E os reflexos desta pandemia ainda estão presentes no nosso cotidiano. Já o "Bug do milênio" também foi um destes acontecimentos já previsto com antecedência, com dia e hora certa para ocorrer e que representou na época uma simples mudança nos números, na virada do dia 31 de dezembro de 1999 para o dia 1 de janeiro de 2000 e isso por si só fez o mundo todo acreditar que estávamos entrando em uma nova era. E isso foi o suficiente para despertar aqueles velhos medos ancestrais que, com a ajuda da internet, contaminaram a mente das pessoas como um incêndio. Sim, isso mesmo e eu lembro bem o "bug do milênio" que foi justamente um medo generalizado e coletivo que teve seu início no final do ano de 1999 e início de 2000 e havia ainda uma crença de que haveria uma pane nos sistemas de tecnologia e de informática daquela época onde os computadores e os processadores de dados não entenderiam a mudança de milênio e isso causaria uma pane geral em todos os sistemas e serviços afetando principalmente os bancos, instituições financeiras, bolsa de valores, sistemas de transportes de trem, metrô, navio e aviões. E outros ainda acreditavam no início de uma "Terceira Guerra Mundial" começando com a China, Coréia do Norte, Japão e Rússia. E outros também acreditavam na efetivação das profecias catastróficas de Nostradamus. O “desastre” foi anunciado onde os aviões iriam cair, as usinas de energia seriam interrompidas, os mísseis nucleares explodiriam em seus silos e quase nada que estivesse sujeito a um sistema de computador funcionaria. Ao que se sabe nada disto aconteceu e o mundo segue esperando agora o "Bug do milênio na virada de 2999".

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 19/07/2023
Reeditado em 20/07/2023
Código do texto: T7840956
Classificação de conteúdo: seguro