Dia mais curto do ano

Enfim, chegou o solstício de inverno, que chegou em 21 junho de 2023 as 11:58 h. É o começo do inverno no hemisfério sul, esse evento astronômico que marca o início do inverno e que terminará apenas em 23 de setembro as 3:50h. Em nosso país, além de queda na temperatura do ar, o inverno é marcado por ser período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e, em parte do Norte e Nordeste do Brasil. Já a noroeste da Região
Norte, leste do Nordeste e, em parte do Sul do País, se concentram maiores volumes de precipitação.

O dia mais curto do ano ocorre devido o hemisfério sul receber menor incidência de raios solares. Desta forma,
o Polo Sul está maximamente inclinado longe do sol, resultando assim, no dia mais curto e, na noite mais longa do ano. O justo oposto ocorre no hemisfério norte, onde ocorre o início do verão, marcado pelo solstício de verão. O termo solstício de origem latina, significa literalmente "sol parado".

É sabido que as estações do ano ocorrem devido à inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita e também devido à sua translação em torno do sol. E, o início das estações do ano é associado aos instantes dos solstícios, inverno e verão e, dos equinócios, outono e primavera. O solstício de inverno é de grande importância para variadas culturas antigas e que a associavam ao nascimento e renascimento. O inverno é o momento de encontrar seu mundo interior e procurar dinamizar uma energia de limpeza e promover o equilíbrio dos chakras.

O solstício de inverno marca o maior tempo de escuridão, eis que favorece o encontro com âmago de nossa alma, com as feridas e veredas mais obscuras e desafios mais agudos. Mesmo no auge da escuridão também indica que a cada dia depois do solstício, a duração da luz diária vai progressivamente aumentando, isto é, a cada dia você irá caminhar para superar e atingir os pontos mais esclarecidos e iluminados. O solstício representa o momento em que o astro-rei, ao longo de seu movimento aparente, atinge a maior declinação em latitude em relação  à linha do Equador. Assim um dos hemisférios receba maior incidência de raios solares. E, quando a intensidade solar é maior em um dos hemisférios, caracteriza-se o solstício de verão. E, contrapartida, quando as intensidades solar é menor, caracteriza-se o solstício de inverno. Quando ocorre o solstício de verão no Hemisfério Norte, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Câncer. E, quando é o solstício de verão no Hemisfério SUl, o Sol incide perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio.

GiseleLeite
Enviado por GiseleLeite em 17/07/2023
Código do texto: T7839266
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.