Texto transcrito do Facebook, publicado hoje.

Bom dia!

Hoje, já em casa de Ticam e Dene, posso lhes dizer algo que mais uma vez constatei: o valor da amizade, do coração aberto. Nestes dias, entre a minha vinda da minha ilha, passando em Bacuri, depois indo a Apicum-Açu, indo para a Ilha dos Lençóis, chegando na Ilha dos Guarás, depois retornando a Bacuri, vi o quão nestas terras de gente simples, onde vivem na lida de receber, acolher os visitantes, oferecendo sua residência para conhecidos e desconhecidos, com um sorriso largo, contando histórias, colocando-se verdadeiramente à disposição, passando conhecimentos geográficos, de pesca, de fatos corriqueiros de cada região, tudo de um jeito natural, sem afetações ( em sua grande maioria), passando por você sempre dando um oi, um bom dia, cumprimentando com um sorriso espontâneo... Lógico, que há uns meio lá, meio cá, mas tenham a certeza, que a grande maioria, é do jeito que você se sente à vontade, dando a sensação que você, cada um é importante, é especial. Coisa boa demais! Hospitalidade não falta. O lado humano é admirável. Faz-nos ter a confirmação de que a vida é bem mais leve quando você tem no outro uma mão que se estende para ajudar, uma palavra de alerta para ficar melhor acomodada num barco grande ou pequeno ... Coisas pequenas que somadas, lhe faz sentir feliz.

O mundo como um todo, com a beleza da natureza que generosa não lhe nega nada. Tudo a seu tempo e a sua hora. Sabendo, você tem ao seu dispor, um universo a seu favor. Peixe, camarão, aves vindo solitárias ou em bando: garças, guarás, passarinhos e pássaros que você fica impressionada pelo colorido, pelo canto. Este mundão a ser visto e revisto, mil vezes, é como aquele livro, que a cada leitura lhe proporciona uma riqueza incalculável e infinita. É assim! A cada lembrança, um novo sentir, uma nova visão de algo que no primeiro momento passou sem você ter prestado muita atenção, mas agora, um novo sentido, uma nova perspectiva...

É isso, um pouco da impressão do que tive, tenho até neste instante que digito. Obrigada, se você chegou até aqui. Muito a agradecer pela vida e por momentos únicos que não hão de se repetir, porque nada será igual, mesmo que perfaça o mesmo caminho...

Fique bem! Abraço!

Raimunda Lucinda Martins por ela mesma.