O Semeador

Há quem diga que Jesus tenha sido o maior pregador que já existiu na face da terra. E isso deve ser um consenso pleno em todas as doutrinas religiosas que  existem pois de certa forma todas elas falam muito de Jesus e de todos os seus ensinamentos. Com exceção daquelas que são voltadas as filosofias de vida, que também não deixam de acreditar em um ser supremo que a tudo criou na face da terra. E Jesus, considerado o filho de Deus, veio para este mundo nos ensinar o bem maior entre todos que é o amor a Deus e ao seu próximo. As doutrinas nos ensinam ainda que a quase três mil anos atrás Jesus pregava para todo aquele povo e buscava ensinar as coisas simples, coerentes e justas conforme era o estilo de vida daquela época. Portanto, Jesus em suas pregações fazia muito bem o uso de muitas narrativas breves e que eram do cotidiano deles. Imagina-se que aquele povo tinham pouca instrução escolar  e neste caso também muitas dificuldades para ler e escrever e até para escutar e entender os ensinamentos falados por Jesus. Sim, isso mesmo era tudo falado e lido nas sinagogas. E essas narrativas tinham como finalidade a de transmitirem os ensinamentos de vida dentro daquilo que aquele povo conheciam e viviam na época. E foi assim durante toda a vida pública que Jesus ensinava. E muitas são as narrativas históricas que nos ensinam um pouco de Jesus nas missas, celebrações e cultos dominicais. Jesus ensinava o seu povo através de parábolas que era o meio mais fácil para o compreensão de seus ensinamentos. Certo dia Jesus contou esta parábola: "Um certo semeador saiu pelos campos  a semear. Enquanto  ele lançava as sementes, partes  delas cairam à beira do caminho, logo as sementes foram pisadas, e as aves do céu a comeram. Outra parte das sementes cairam sobre as pedras e rochas e, quando germinaram , as plantas logo secaram com o forte sol e calor, isso porque não tinham umidade e nem água. Já uma outra parte das sementes cairam entre os espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas. No entanto, uma outra parte ainda cairam em solo de boa terra. Logo germinaram e cresceram e deram boas colheitas”.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 16/07/2023
Reeditado em 16/07/2023
Código do texto: T7838454
Classificação de conteúdo: seguro