Reflexão sobre relacionamentos

Hoje, domingo de manhã, resolvi refletir por um assunto que surgiu há alguns dias...

Foi quando uma amiga, me perguntou , porque eu escrevia poemas por relacionamentos que deram errado,ou de curta duração. Qual seria o sentido?

Eu poderia dar infinitas respostas, ou até escrever um livro sobre isso.

Talvez seja um erro mesmo, mas tudo aquilo que não dá certo, ensina melhor do que o sucesso. Isso já é de conhecimento geral, claro como uma luz na escuridão.

O que me consola é que na literatura, os maiores romances tem tristes finais, não existe o feliz para sempre. Demorei muito pra aprender isso,os sonhadores são os maiores companheiros da frustração. A dúvida, é uma presença constante na vida. A única certeza é que amor verdadeiro é mais raro do quê um diamante. Todos sabem que existe, mas poucos realmente o conhecem.

A questão emocional envolvida em um rompimento, uma rejeição, é marcante. É como ter uma história registrada em cada cicatriz, mesmo que tenha sido doloroso, é definitivo.

O interessante é que quando acontece um rompimento, muitas vezes, algumas palavras importantes não são ditas. Seja por falta de entendimento, por falta de oportunidade ou falta de interesse. É uma dura consequência de ânimos exaltados, durante os conflitos. Quisera eu que sempre pudesse ter tido tempo, ou oportunidade, de esclarecer tudo, detalhadamente, pra que nada ficasse mal resolvido. Que as milhares de interpretações possíveis fossem no mínimo gentis, e não condenatórias e agressivas.

Que a capacidade de perdoar e se perdoar fosse ampliada a todos. Mas é tão ilusório quanto o desejo, aliás eu não gosto de me explicar.

Talvez o mundo seria melhor assim, sem mágoa, sem rancor, sem maldade. Nem nos melhores livros infantis a vida é assim, até a fantasia tem um limite. O limite humano.

Me limito a escrever sobre tudo que emociona, prende ou prendeu a atenção por algum motivo. Talvez seja um estilo, uma inspiração. Nem isso é tão claro como deveria...

Por isso, continuarei a escrever.

Abreu Lima
Enviado por Abreu Lima em 16/07/2023
Código do texto: T7838011
Classificação de conteúdo: seguro