E AGORA, ME DEIXE, ADEUS EU VOU FUGIR, DA ILUSÃO

(E Agora, Me Deixe, Adeus eu vou Fugir, da Ilusão)

(Vento Lusitano)

Há alguns dias em leitura a um livro a respeito da história de Portugal encontrei uma página onde dizia: {Grândola vila morena} {Terra da fraternidade} {O povo é quem mais ordena} {Dentro de ti ó cidade ...} – São os versos da canção “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso, proibida pelo regime ditatorial de Antonio Oliveira Salazar, que dominava o país desde 1926. Na madrugada de 25 de abril de 1974, o povo português estava na expectativa, à espera de escutar os dois sinais pactuados pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) para iniciar a sublevação contra o poder estabelecido. A presidência de Portugal foi assumida pelo general António de Spínola. A população saiu às ruas para comemorar o fim da ditadura e distribuiu cravos, a flor nacional, aos soldados rebeldes em forma de agradecimento.

Em face da leitura fechei o livro e os olhos por um momento e fiquei a imaginar qual seria a música escolhida se, hipoteticamente falando, tivesse ocorrido no Brasil. Quem sabe seria à música:

- “{Bandeira branca, amor} {Não posso mais} {Pela saudade que me invade} {Eu peço paz} {...} - Bandeira Branca – Autores: Max Nunes e Laércio Alves

Ainda: - Olha que coisa mais linda, mais de graça} {É ela, menina, que vem e que passa} {Num doce balanço a caminho do mar} {...} - “Garota de Ipanema” – Autor: Tom Jobim

Ainda: - {Ninguém sabe a mágoa que trago no peito} {Quem me vê sorrir desse jeito} {Nem sequer sabe a minha solidão} {...} - “Do Jeito que a Vida Quer” – Autor: Benito Di Paula

Ou: {E agora, me deixe} {Adeus eu vou fugir} {Da ilusão} {...} - “Parabéns Pra Você” - Benito Di Paula, Rodrigo Vellozo - Regravação de um clássico do Grupo Fundo de Quintal 1985.

Bem! Fiquei pensativo por um tempo. Após refletir abri novamente o livro e os olhos, e disse a mim mesmo: - Que bom que tudo ocorreu do outro lado do atlântico. Aqui, no Brasil, não daria certo, nossas músicas são muito boas ao fim pretendido.

Em tempo: Para quem gosta de uma boa música, boa letra, vale à pena ouvir “Parabéns Pra Você” – Benito Di Paula, Rodrigo Vellozo – Regravação de um clássico.

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 15/07/2023
Código do texto: T7837501
Classificação de conteúdo: seguro