Quando a casa dos avós se fecha para sempre 

Quando a casa dos avós se fecha para sempre é sem dúvida alguma um dos momentos mais triste da vida da gente, neste momento já temos um alto grau de crescimento e é a hora de sairmos do ninho existencial e deixarmos para trás a casa dos avôs e dos pais. Sim. Normalmente os avós são parte integrante da família e claro são os pais dos nossos pais. E não só isso, muitas são as vezes que os avós substituem os pais. Os avós quando participativo e de uma boa convivência com o casal têm um papel importante e de destaque na criação dos netos. Com a licença e consentimento pleno dos pais. Os avós são pessoas importantes na vida dos filhos e agora dos netos. Não é só a pessoa que “quebra-galho” quando os pais precisam e sim são pessoas que tem uma longa convivência com a família e claro com os netos. Há avós que participam intensamente da vida de seus netos desde quando eles nascem. Os avós cuidam da alimentação. Eles cuidam da higiene e da saúde. Levam as crianças na creche ou na escola. Cuidam das crianças nos momentos em que os pais precisam ficar um pouco a sós. Enfim, é mais uma atenção redobrada. Uma proteção a mais. Contar e inventar inúmeras histórias e causos. Acompanhar um passeio no parque, cinema, circo, jardins e praças e até andar na areia de uma praia em um feriado ou férias escolares. Um auxílio na educação em casa, um auxílio na execução das tarefas escolares. Levar e buscar seus netos nas escolas de natação, música e judô. Não é a toa que os avós se apegam demais aos netos. Não só os avós apegam demais aos netos como os netos também se apegam demais aos seus avós. E essa convivência se prolonga pela vida adulta afora por muitos e muitos anos. Quantos aniversários nós passamos ao lado dos avôs. Quantas festas de fim de ano passamos com os pais e avós reunidos na "Noite de Natal". Quantas e tantas viagens foram feitas em companhia dos avôs. Claro que nem sempre tem a presença dos avôs maternos e avós paternos. Mas, sempre tem um ou outro que participa mais da criação de seus netos. No entanto, há um tempo que as portas da casa dos avós se fecham. Eles já estão ficando idosos e não possuem mais aquelas habilidades e paciência para lidar bem com os netos ou ainda quando os pais já não tem tanto tempo para cuidar dos seus próprios pais. E surge principalmente a alternativa que eles sejam levados para uma Casa de Repouso ou para um Asilo de Idosos e aos poucos quebra-se todo um vínculo constituído há muito tempo. Quando a casa dos avós se fecha fica na área da casa a cadeira de descanso onde sentados muitas e muitas vezes viram o pôr do sol e sempre imaginando que o futuro deles seria lindo e duradouro como aquele momento e sempre ao lado dos seus entes queridos.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 14/07/2023
Reeditado em 19/07/2023
Código do texto: T7836406
Classificação de conteúdo: seguro