Crônica da criatura inexplicável

Foi no meio de minhas aventuras de estrada,épica de minha Vida,Biografia,ou até livro póstumo criado por alguém,desconheço quem...

Que encontrei o índio de Bagé,debaixo duma ponte,barbicha e bigode,pele amendoim,me serviu janta e café,por alguns dias,e noites,me recuperei de uma friagem,dormindo nas peles quentes de cobertores dele,emprestados.

Mas,a criatura que me refiro,não é o afamado e misterioso,muito mencionado,"Índio de Bagé"!

E sim,um animal,que por vezes me perseguiu durante as madrugadas,que eu dormia numa cabana provisória,

Lá pelas 3 e 40 da manhã,aproximadamente,surgia ele,e mesmo eu tendo cruzado Santa Catarina,Paraná,São Paulo,o animal agora surgia em Bagé...!

Em noites intermitentes...

 

Parecia um coelho,só que mais gordo,orelhas curtas,davam e mediam cerca de um dedo...

Mas só o vía indo embora,meio pulando,e correndo não muito veloz,na penumbra,ao eu acordar,devido a pesadelo,durante suas visitas...

Era como um coelho,assemelhava-se a um coelho ou lebre,

Mas,não pareciam orelhas aquilo curto em cima da cabeça,pareciam mesmo pequenos chifres...

Era hilariamente gordinho,e fofo,

Semelhante a um coelho ou lebre,mas bem mais gordo,

Na verdade,uma bolinha de tão gordo.

Altura talvez meio metro,

Largura talvez,metade disso...

O único problema,era que parecia tentar marcar território,roçar os cobertores,morder,não sei como provocava pesadelos......

Estranho era que fugia ao se acordar.

Outro detalhe,as pulgas dele,não eram de coçar apenas,se pulava de dor ao elas picarem.

Um familiar disse que o nome desse animal é do espanhol:

Paca...

Algo assim.