Brasil e seus poetas de cada época (desde o fim da ditadura)

Existem poetas que encarnam a atmosfera de seus tempo-espaços durante seus auges criativos.

Rapidamente, uma lista deles, do nosso país.

Segunda metade dos anos 80

Cazuza

Foi o poeta da liberdade recém-conquistada e de uma esperança impulsiva e inquieta da juventude de sua época por um Brasil democrático.

Primeira metade dos anos 90

Renato Russo e sua Legião Urbana

Representaram o desencanto precoce e a melancolia do Brasil jovem pelo Brasil recém-democratizado e já tão corrupto (aliás, muito antes da democratização).

Anos 2000

Chorão e seu Charlie Brown Jr

Representaram a complexidade do jovem brasileiro típico do início do novo milênio: cínico, hedonista, individualista, com instinto de sobrevivência e anestesiado pelas mazelas urbanas, pela desesperança de um país melhor, mas também intencionado a ajudar seus amigos.

Nos anos de 2010 até esse ano de 2023, porém, poetas/compositores/músicos de grande talento estão em falta. Ou só se você considerar a maioria dos artistas funk carioca e sertanejo comercial como poetas. Aí pode tirar o seu diploma de relativista cultural e baixar as músicas lindas e maravilhosas dos dois gêneros musicais dominantes nesta atualidade... Boa sorte para os seus ouvidos.