Arma da Liberdade
ESTAVA futucando nos meus guardados quando me deparei com uma caderneta onde anotava frases que me impressionaram. Na página referente ás frases sobre a cultura encontrei uma do saudoso Betinho, o ícone da luta contra a fome e as desigualdades. Ele escreveu: “Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência, mas sim pela sua cultura”. Uma verdade abissal. A cultura liberta. É a arma da democracia. Dizia Marti: “Ser culto para ser livre”.
Costumam os fascistas e totalitários em geral reprimir a cultura porque ela não aceita o cerceamento da liberdade. É como afirmou Antônio Lobo Antunes: “ A cultura assusta muito. É uma coisa apavorante para os ditadores. Um povo que lê nunca será um povo de escravos”.
Mas para adquirir cultura é preciso lutar, como aconselhou Malraux: “A cultura não se herda, conquista-se”. Sem esquecer a advertência de Bob Marley: “Um povo sem conhecimento, saliência, ou sem cultura é como uma árvore sem raízes”. Viva a cultura. William Porto. Inté.