E tu não ficou sabendo!
E a surpresa que teve quando soube?
Moramos a vida toda numa cidade e, por mais que ela não seja grande, não tomamos conhecimento de algumas coisas que nela acontecem, tipo estabelecimento comercial que fecha e pessoas que falecem.
Dei-me conta disso quando, poucos dias atrás, um parente marcou de irmos num restaurante X jantar. Tudo ok, tudo combinado. Então um outro parente disse:
- No restaurante X? Não ficaram sabendo que a Vigilância Sanitária o interditou?
Não, não sabíamos. Logo, tivemos de remarcar o encontro pra outro lugar.
Quando vou no cemitério ver o túmulo de parentes falecidos, às vezes dou de cara com alguns de pessoas que nem sabia que haviam morrido ou me surpreendo com o tempo que já faz da partida de alguns. Tu te dá conta que não via fulano ou beltrana há anos por que eles faleceram e tu não ficou sabendo. Ex-colegas de escola, amigos de infância, camaradas da mesma vila dos tempos de adolescência, parceiros de time de futebol, conhecidos que tu via pela banda vez ou outra.
Esses dias passei pelo túmulo de um parente e constatei que já estou mais velho do que ele. Sim, pois as pessoas morrem e não fazem mais aniversário, ficam com aquela idade e com aquela aparência pra sempre, não envelhecem mais. Assim, tu os alcança e ultrapassa na idade e percebe o tempo que eles perderam e que ainda eram relativamente jovens ao falecerem.
Outro dia tu vais numa loja, num bar, num restaurante que tu não ia desde antes da pandemia ter iniciado e descobre ele fechou as portas. Na verdade, o que não nos escapa são os acontecimentos relativos a pessoas que vemos seguidamente e a locais a que vamos todos os dias ou toda semana. Fora isso, corre o risco de ter essas surpresas. Faz parte.