Mackenzie: reminiscências

Hoje eu e colegas do fórum fomos ao campus do Mackenzie para um curso de atualização, patrocinado pelo tribunal.

O passar entre os prédios evoca lembranças de sonhos adormecidos pelo tempo.

Expectativas que se foram, fugidas entre os anos de afastamento.

Os mesmos tijolos vermelhos, procuro ao fundo o prédio dezenove. Lá não estarão os mesmos alunos com quem estudei. Talvez alguns professores tenham se aposentado.

Além dos prédios, as árvores ainda são as mesmas. Localizo os conhecidos, com os olhos, em disfarce. Reconheço também as praças e canteiros.

A cantina, cresceu, transformou-se em um centro de alimentação, terceirizado.

A área está em reforma.

São marcas do tempo que exibe, implacável, as transformações.

Transformações pelas quais também passei: da arquiteta, transmudo-me em acadêmica do Direito.

Das formas ao conteúdo jurídico.

Da utilidade do objeto à jurisdição aplicada à causa.

Ainda que os objetivos tenham sofrido mudanças, o peito sente-se oprimido.

É o mesmo chão que pisei outrora, carregada de desenhos e livros. Os mesmos pés, as mesmas mãos.

Minha filha era criança. Hoje, sou avó.

Maria da Glória Perez Delgado Sanches

Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

Conheça mais. Faça uma visita blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, português, poemas e crônicas ("causos"): http://www.blogger.com/profile/14087164358419572567

Pergunte, comente, questione, critique.

Terei muito prazer em recebê-lo.