Confessionário

“Confessionário”

Amigos. Preciso dizer uma coisa. Ninguém vai acreditar... Mas, uma vez por dia, durante no mínimo meia hora, eu vôo. Isso mesmo. Pairando no ar, ocasionalmente mergulho com velocidade, outras só com a brisa me tocando. Saio por aí.

- Quatro.

- Cinco. Acertei.

Ontem ainda era lua cheia. Fui ao Autódromo. No caminho dele. Várias motos pequenas tirando racha. Bambus balouçantes me escondem. Minha silhueta contra ela parece o dragão. Errado, sou leão. Como é fresco e convidativo o ar da noite no mato.

- Três.

- Quatro. Poxa, como você sabe que eu vim carregada?

Uma das melhores visitas é no alto. Bem alto. Lendo poesia, fazendo história. Como comer mandiopã. Prazer inenarrável de poucos. Sabor de camarão. Crocante o raspar nas nuvens que faço.

- Dois.

- Dois também. Desculpa, sei que não posso repetir. Você matou essa.

Percorrendo Goiânia e imediações, vislumbro o Morro Feio. Tem de tudo, lá. Até guaxinim. Animalzinho felpudo e inteligente. De manhã bem cedinho é o melhor. Dá para dar razante, ninguém vê. Só os bichos iguais.

- Lona.

- Ganhou!

- Não, eu vim com o meu, só mudei a vez...

- Safado!

E entrar no cinema sem pagar? Quando todos olham reto e nunca para cima? E fico lá de orelha em pé, só escutando as línguas que ouço bem. A minha língua? É a do movimento. Como um supercondutor, levito na poltrona.

- Dois.

- Um. Tira um, acertou. Eu que canto, agora.

Aquela casinha branca, perto do shopping, dá até para beber um bom vinho. Ou escrever com caneta dermatográfica. Coisa de pele, sabem? Sei que o som se propaga no ar, mas ninguém nunca me viu gritando desse jeito. Mentira -no vácuo- o som não vai. Estou na estratosfera.

Olha, até correr, que não mais posso, corri. Bastou não tocar o chão. Só ela percebeu. Meio dia pelando e eu pelado. Voar é bom demais. O céu é o limite. Vocês irão me perguntar que confissão é essa? Onde está o amor, a paixão secreta, a loucura? Nada disso, minha boa gente. Para o meu trajeto aéreo, basta fechar os olhos e decolar.

- Do jeito que vier é um!

- Acertou!

JB Alencastro

JB Alencastro
Enviado por JB Alencastro em 18/12/2007
Código do texto: T782915
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.